19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo avalia eficácia de tamoxifeno em creme para minimizar contratura capsular de mamas irradiadas

Gabriel Dalessandro bxUm estudo de iniciativa do cirurgião plástico Gabriel D'Alessandro (foto), médico do IBCC Oncologia, busca avaliar a eficácia do uso de tamoxifeno em forma de creme para minimizar a contratura capsular de pacientes submetidas a mastectomia e reconstrução da mama com retalho do músculo grande dorsal e implante de silicone, associado a radioterapia adjuvante. O estudo está com recrutamento aberto.

Dados mostram que a incidência de contratura capsular em pacientes submetidas a radioterapia após reconstrução mamária com utilização de implantes é de 40%. A contratura capsular, associada a radioterapia, pode causar aumento de dor, trazer desconforto físico à paciente e, em casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia de correção.

"Até o momento não existe um tratamento estabelecido para essa condição clínica. Diante deste cenário, esse estudo de inciativa do investigador propõe sanar essa condição clínica, seguindo todo o rigor científico e ético exigido", afirma D'Alessandro.

Iniciado em novembro de 2018, o estudo experimental, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, visa avaliar o efeito de tamoxifeno tópico frente a este quadro clínico. O tamoxifeno tópico é um medicamento já utilizado no tratamento de contraturas cicatriciais em pacientes queimados. Com base neste conceito, o uso da medicação em mamas irradiadas tem como ação impedir o surgimento ou retardar a evolução da contratura capsular, reduzindo riscos e o desconforto no tratamento e, ainda freando as reações inflamatórias ao redor do implante.

O estudo busca incluir mulheres com idade entre 25 e 75 anos, pacientes do SUS ou que possuem convênio privado, que fizeram mastectomia e reconstrução com retalho miocutâneo do grande dorsal, implantes mamários de silicone, e tem indicação de radioterapia adjuvante.

As pacientes que atendem aos critérios de inclusão são convidadas a participar do estudo antes do início do tratamento da radioterapia, após uma avaliação da qualidade de vida e das condições da mama com exames de tonometria (medida da consistência mamária) e fotografia. Após o fim das sessões de radioterapia, as participantes iniciam o tratamento com o tamoxifeno tópico e serão tratadas mensalmente, durante 6 meses e, acompanhadas por mais 6 meses.

O estudo é um dos pioneiros da área de cirurgia plástica do IBCC Oncologia e agregará conhecimento científico à comunidade médica no entendimento da contratura capsular mamária, além de abrir perspectivas para tratamentos futuros.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519