14062021Seg
AtualizadoQui, 10 Jun 2021 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Ferramenta auxilia escolha de tratamento de câncer de cabeça e pescoço

CABE A PESCO O NET OKUma nova ferramenta busca auxiliar na decisão do tratamento contra o câncer de cabeça e pescoço (CCP). Desenvolvida pela Merck, o algoritmo foi criado em parceria com o Grupo Português de Câncer de Cabeça e Pescoço e contou com a participação de membros do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP).

O algoritmo foi desenvolvido a partir da publicação do Consenso Brasileiro de elegibilidade ao uso de cisplatina em alta dose, publicado recentemente no Critical Reviews in Oncology/Hematology, que contou com a participação de um painel de especialistas no tratamento do CCP no Brasil e uma expert internacional nesta área.

A plataforma considera os critérios clínicos mais importantes na tomada de decisão do tratamento com quimioterapia (cisplatina) em alta dose para pacientes com CCP localmente avançado. Após preencher as informações do paciente, os médicos têm acesso a um relatório completo que indicará as principais recomendações sobre a elegibilidade a este tipo de tratamento.

“O tratamento padrão de câncer de cabeça e pescoço localmente avançado é cisplatina em dose alta concomitante com radioterapia. A cisplatina é um medicamento muito tóxico, e por isso utilizamos o cetuximabe em pacientes cisplatina-inelegíveis como pacientes com mais de 70 anos, performance status comprometido, portadores de doenças crônicas graves e outras comorbidades”, explica a oncologista Aline Chaves (foto), presidente do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP).

"Além de ajudar o médico a ser mais assertivo no tratamento e evitar que seja utilizada uma medicação que irá trazer muitos efeitos colaterais, o relatório pode ser anexado ao prontuário e utilizado para envio a operadoras de saúde juntamente com estudos para solicitar a opção escolhida", acrescenta Aline.

A ferramenta fica hospedada dentro do site merckdetecta.com.br, plataforma de diagnóstico da Merck.

Referências:

1 - Criteria for eligibility to cisplatin in the curative treatment of head and neck cancer: Consensus opinion from a panel of experts. Crossref DOI link: https://doi.org/10.1016/J.CRITREVONC.2018.08.009. Publicada em novembro de 2018.


Publicidade
NEXT FRONTIERS 2021
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519