29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Toxicidade financeira no tratamento oncológico

FARMACOECONOMIA ON6 NET OKEstudo que discutiu a toxicidade financeira no tratamento do câncer reforçou o impacto para o paciente. “Há um fardo emocional, físico e financeiro que os pacientes de câncer enfrentam inesperadamente quando são diagnosticados”, observam os autores, em trabalho publicado no Journal of Managed Care and Specialty Pharmacy.

O advento da quimioterapia oral aumentou a sobrevida, mas a verdade é que a toxicidade financeira tem despertado preocupação crescente. Estudo da Universidade de Chicago avaliou os custos do próprio paciente no percurso terapêutico, após a inscrição em programas de assistência do fabricante, programas de pagamento compartilhado (copays) ou subsídios de farmácias especializadas em oncologia.

Para este projeto de melhoria da qualidade na assistência farmacêutica, os pesquisadores realizaram uma análise retrospectiva dos pedidos de prescrição de janeiro de 2017 a junho de 2017 em um centro terciário de tratamento oncológico. Os resultados primários incluíram o número de pacientes inscritos nos programas de assistência ao paciente mantidos pelo fabricante, cartões de copay e outros subsídios, juntamente com o total de dólares gastos nos pedidos de farmácia. O endpoint secundário foi a média de dias para aprovação de qualquer tipo de subvenção. Como critérios de inclusão foram consideradas as prescrições com indicação oncológica preenchidas na UCM Specialty Pharmacy no prazo de seis meses.

Resultados

Os resultados indicam que 75 pacientes receberam assistência financeira no prazo de 6 meses, com uma economia total de US $ 314.857. A assistência financeira foi mais frequentemente aplicada aos seguintes medicamentos: peg-filgrastim, dasatinibe, abiraterona, filgrastim e filgrastim-sndz, palbociclibe, venetoclax e ruxolitinibe. As economias de custo dessas intervenções variaram entre US$ 5 a US $ 13.138 por prescrição. O tempo médio entre a data de aprovação do seguro e a data da aprovação da concessão financeira foi de 1,2 dias.

“Este projeto demonstra como os farmacêuticos podem fornecer suporte contínuo aos pacientes, garantindo acesso e acessibilidade com programas de assistência”, analisam os autores.

Em conclusão, programas de assistência farmacêutica podem ajudar a diminuir os altos custos e melhorar o acesso aos medicamentos.

Referências: Farano JL, Kandah HM. Targeting financial toxicity in oncology specialty pharmacy at a large tertiary academic medical center. J Manag Care Spec Pharm. 2019;25(7):765-769. doi: 10.18553/jmcp.2019.25.7.765.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519