28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Ingrediente encontrado no brócolis suprime crescimento tumoral

brocolis 2019 bxPesquisadores da Harvard Medical School identificaram que o indol-3-carbinol (I3C), um composto encontrado em vegetais crucíferos, como o brócolis, pode funcionar como um inibidor farmacológico potente e natural do WWP1, ajudando a suprimir o crescimento de tumores. Os resultados do estudo realizado em modelos animais foram publicados na Science.

A proteína PTEN é uma fosfatase e supressora de tumor cuja atividade é frequentemente diminuída em cânceres humanos, o que sugere que a reativação de tal proteína poderia ser uma terapia eficaz contra o câncer. Lee e colegas identificaram uma ubiquitina E3 ligase (WWP1) como uma proteína que interage com PTEN, o modifica e inibe sua atividade supressora de tumor. Tanto a ablação genética como a inibição farmacológica do WWP1 desencadearam a reativação da PTEN e a atividade supressora de tumor.

"Este caminho surge não só como um regulador para o controle do crescimento do tumor, mas também como um possível alvo de novas opções terapêuticas", defendem os autores.

Os autores observam que a possibilidade de obter esse tipo de benefício exclusivamente de alimentos é duvidosa. Seria necessário ingerir quase seis quilos de brotos de couve crua por dia para conseguir o potencial benefício anticancerígeno. Por essa razão, a equipe está buscando outras maneiras de utilizar esse conhecimento, investigando melhor a função do WWP1 com o objetivo final de desenvolver inibidores mais potentes do WWP1.

“Essas descobertas abrem caminho para uma abordagem de “reativação” de supressores de tumores há muito procurada no tratamento do câncer. Como o aumento do nível de expressão do comprometimento de MYC-WWP1 ou PTEN é amplamente difundido em vários cânceres humanos, considerar a reativação PTEN como alvo por representar pode representar uma abordagem de ampla aplicação”, concluem.

Referência: Reactivation of PTEN tumor suppressor for cancer treatment through inhibition of a MYC-WWP1 inhibitory pathway - Yu-Ru Lee et al - Science  17 May 2019: Vol. 364, Issue 6441, eaau0159 - DOI: 10.1126/science.aau0159


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519