18042024Qui
AtualizadoQua, 17 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Imunoterapia de manutenção não aumenta sobrevida no CPPC

Pulm o 2017 NET OKA imunoterapia de manutenção não melhora a sobrevida de pacientes com câncer de pulmão pequenas células (CPPC) com doença estável após a quimioterapia. É o que indicam os resultados do estudo Fase III CheckMate451 apresentados no European Lung Cancer Congress (ELCC) 2019.

O estudo envolveu 834 pacientes com CPPC avançado, com doença estável após quatro ciclos de quimioterapia. Os pacientes foram randomizados (1: 1: 1) para imunoterapia combinada com nivolumabe e ipilimumabe; nivolumabe isoladamente, ou placebo. Os pacientes foram tratados por dois anos ou até a progressão do câncer, morte ou toxicidade inaceitável.

O endpoint primário foi sobrevida global (SG) para nivo + ipi versus placebo. Os endpoints secundários incluíram SG para nivo vs pbo e sobrevida livre de progressão (SLP) por revisão central independente cega para nivo+ipi versus placebo e nivo vs placebo.

Resultados

Após seguimento mínimo de 9 meses, o estudo não conseguiu validar a hipótese inicial e a imunoterapia de manutenção após quimioterapia na doença estável não melhorou a sobrevida global nem no braço tratado com a combinação (HR, 0,92), nem no grupo que recebeu nivolumabe isoladamente (HR, 0,84).

Em relação ao perfil de segurança, as taxas de eventos adversos foram de 86% no braço de combinação (nivolumabe mais ipilimumabe), 61% com nivolumabe isoladamente e 50% com placebo. As taxas de descontinuação devido à toxicidade foram de 31% com imunoterapia combinada, 9% com nivolumabe e menos de 1% com placebo. Mortes relacionadas com o tratamento ocorreram em sete (2,5%) pacientes tratados com a combinação, um doente com nivolumabe isoladamente e um paciente do braço placebo (NCT02538666).

Referência: LBA1_PR - Nivolumab (nivo) plus ipilimumab (ipi), nivo, or placebo (pbo) as maintenance therapy in patients (pts) with extensive diseasesmall cell lung cancer (ED-SCLC) after first-line (1L) platinum-based chemotherapy (chemo): Results from the double-blind, randomizedphase III CheckMate 451 study


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519