28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Obesidade, massa corporal e risco de câncer

Obesidade ASCO 1Estudo de meta-análise publicado em fevereiro no Annals of Oncology resumiu as evidências entre o índice de massa corporal (IMC) no início da idade adulta, altura, circunferência da cintura (CC), relação cintura quadril (RCQ) e risco de cânceres linfo-hematopoiéticos. Os autores consideraram estudos relevantes publicados até dezembro de 2017 e utilizaram modelos para calcular os riscos relativos (RRs).

Os achados mostraram que o IMC no início da idade adulta (18-21 anos) foi associado ao maior risco de desenvolver linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin (LH e LNH), linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), leucemia, incluindo mieloide aguda e crônica (LMA e LMC), além de leucemia linfocítica crônica (LLC) e mieloma múltiplo (MM). O risco relativo por aumento de 5 kg/m2 no IMC foi de 1,12 para LH, 1,05 para LNH, 1,11 para LDGCB, 1,13 para LMA e LMC, além do risco relativo de 1,04 para LLC.

Os resultados sobre mortalidade mostraram aumento de 15%, 16% e 17% no risco para LNH, mieloma múltiplo e leucemia, respectivamente. A maior estatura foi associada a um aumento de 7% no risco de LNH, 10% para LDGCB, 9% para linfoma folicular, 5% de aumento no risco de mieloma múltiplo e 7% de aumento no risco de leucemia. A relação cintura-quadril foi associada ao aumento do risco de 12% para LDGCB. Não foi encontrada associação entre maior circunferência da cintura e risco de mieloma múltiplo.

Os autores destacam que a grande contribuição do estudo é revelar que a adiposidade geral no início da idade adulta, assim como a maior estatura, podem aumentar o risco de quase todos os tipos de cânceres linfo-hematopoiéticos, corroborando o corpo de evidências que relaciona a gordura corporal a vários tipos de cânceres.

Referência:  L Abar, J G Sobiecki, M Cariolou, N Nanu, A R Vieira, C Stevens, D Aune, D C Greenwood, D S M Chan, T Norat; Body size and obesity during adulthood, and risk of lympho-hematopoietic cancers: an update of the WCRF-AICR systematic review of published prospective studies - Annals of Oncology, https://doi.org/10.1093/annonc/mdz045


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519