16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SUS incorpora sunitinibe e pazopanibe no tratamento do carcinoma renal de células claras metastático

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) decidiu rever sua recomendação preliminar e incorporar os medicamentos sunitinibe e pazopanibe no SUS para o tratamento do carcinoma renal de células claras (CRCC) metastático em pacientes virgens de tratamento. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nº 249 e reflete a importância das contribuições realizadas à Consulta Pública.

De acordo com o relatório da CONITEC, a maior parte das contribuições foi realizada por profissionais de saúde, com argumentos que enfatizaram a eficácia e segurança de sunitinibe e pazopanibe em relação ao IFN-α para o tratamento do CRCC metastático. “As contribuições de experiência ou opinião ressaltaram pontos como a qualidade de vida dos pacientes tratados com as tecnologias avaliadas e a necessidade do tratamento do CRCC no SUS. A CONITEC entendeu que houve argumentação suficiente para alterar sua recomendação inicial”, registra o relatório.

O carcinoma de células renais (CCR) é o tipo mais comum de câncer de rim. Cerca de 90% dos tumores renais são CCR, e entre estes, 70 a 80% são tumores de células claras. O câncer renal representa de 2 a 3% das neoplasias malignas do adulto e sua incidência anual tem aumentado 2% mundialmente. No Brasil, a incidência é de 7 a 10 casos por 100.000 habitantes nas regiões mais desenvolvidas.

Em pacientes com carcinoma renal de células claras metastático sem tratamento sistêmico anterior, evidências mostram que o uso de sunitinibe ou pazopanibe versus tratamento sistêmico com citocinas proporciona benefícios quanto à sobrevida global (SG), sobrevida livre de progressão (SLP), com melhor perfil de toxicidade.

Leia mais:

Sunitinibe e pazopanibe no câncer renal

Incorporação de sunitinibe ou pazopanibe no SUS para câncer renal metastático

Sunitinibe ou pazopanibe no SUS para câncer renal metastático


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519