20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Guia prático baseado em evidência de radioterapia hipofracionada para câncer de próstata localizado

Robson Ferrigno NET OK 2Acaba de ser publicado no periódico Journal of Clinical Oncology1 o guia prático de radioterapia hipofracionada para câncer de próstata localizado, elaborado por três Sociedades Americanas de especialidade: ASTRO (American Society for Therapeutic Radiation Oncoloy), ASCO (American Society of Clinical Oncology) e AUA (American Association of Urology). Os autores se basearam em questões chave e reportaram a força de recomendação, o nível de evidência e o consenso para o emprego de radioterapia hipofracionada de acordo com o tipo de fracionamento e grupos de risco dos pacientes. O radio-oncologista Robson Ferrigno (foto) comenta as conclusões desse consenso.

O guia prático publicado é uma leitura obrigatória para médicos especialistas em radioterapia que pretendem implantar a radioterapia hipofracionado para o tratamento do câncer de próstata localizado. O painel de especialistas realizou uma revisão sistemática de literatura para recomendar a utilização dessa estratégia para cada situação clínica.

A radioterapia hipofracionada é definida quando se utiliza dose diária de radioterapia acima de 2 Gy no volume alvo. Com o aumento da dose por dia é possível diminuir o tempo de tratamento, tornando-o assim, mais confortável para o paciente e com melhor logística para o Serviço de Radioterapia. Na última década, várias Instituições têm estudado essa estratégia para o câncer de próstata. Os autores desse guia prático dividiram o hipofracionamento em moderado (2,4 a 3,4 Gy por dia) e em ultra hipofracionamento (≥ 5 Gy por dia). Essa divisão foi baseada na metodologia dos estudos. Segue abaixo as conclusões de acordo com o tipo de fracionamento.

Hipofracionamento moderado

As recomendações para esse tipo de fracionamento foram baseadas em quatro grandes estudos prospectivos e randomizados: CHHiP (37x2Gy Vs 20x3 Gy Vs 19 x 3Gy); PROFIT (39x2Gy Vs 20x3Gy); RTOG 0415 (41x1,8Gy Vs 28x2,5Gy) e HYPRO (39x2Gy Vs 19x3,4Gy). Esses estudos envolveram 3216, 1206, 1115 e 820 pacientes, respectivamente, de todos os grupos de riscos, porém, apenas 20% eram de alto risco.

Os quatro estudos mostraram resultados semelhantes de controle de doença e toxidade tardia. Houve aumento de toxicidade gastrointestinal aguda nos pacientes tratados com hipofracionamento. Esses estudos estão com seguimento mediano de cinco ou seis anos. Baseado nesses achados, o painel de especialistas concluiu as seguintes recomendações de acordo com o grupo de risco.

Baixo risco e risco intermediário

Recomendação: Forte
Qualidade da evidência: Alto
Consenso: 100%

Alto risco

Recomendação: Forte
Qualidade da evidência: Alto
Consenso: 94%

O painel recomendou cautela devido à maior toxicidade aguda gastrointestinal e pelo fato dos estudos randomizados ainda estarem com seguimento mediano em torno de cinco anos. Os pacientes devem ser informados sobre esses aspectos.

O fracionamento mais recomendado foi o de 20 x 3 Gy e 28 x 2,5 Gy, com preferência para o primeiro para risco baixo e intermediário.

Ultra hipofracionamento

Para o ultra hipofracionamento (fração por dia ≥ 5 Gy) o painel verificou a ausência de estudos prospectivos e randomizados que tenham comparado fracionamento convencional com ultra hipofracionamento. Os dados foram obtidos apenas de estudos prospectivos não randomizados e de retrospectivos. Os resultados com maior número de pacientes foram reportados com fracionamentos 5 x 7 Gy ou 5 x 7,25 Gy.

Foi consenso recomendar dose diária acima de 7,25 Gy apenas para pacientes inseridos em protocolos de estudos devido ao maior potencial de toxicidade tardia observadas em algumas análises de coorte. A maior parte dos pacientes estudados com ultrafracionamento era de baixo risco (77%). De acordo com o grupo de risco, o painel concluiu as seguintes recomendações:

Baixo risco

Recomendação: Condicional
Qualidade da evidência: Moderada
Consenso: 88%

Riscos intermediário e alto

Recomendação: Condicional
Qualidade da evidência: Baixa
Consenso: 94%

Portanto, deve-se ter muita cautela ao utilizar o ultra hipofracionamento, devendo preferencialmente ser empregado apenas em pacientes de baixo risco e inseridos em protocolos de estudos devido à moderada qualidade de evidência. Essa estratégia tem o potencial de ser adotada com segurança no futuro para determinados pacientes, porém, deve-se aguardar dados mais evidentes da literatura.

Outro consenso de 100% do painel de especialista, tanto para hipofracionamento moderado como ultra hipofracionamento, foi o emprego de técnica de liberação de dose com modulação da intensidade de feixe de radiação (IMRT) para melhor concentrar a dose no volume alvo e o emprego de radioterapia guiada por imagem (IGRT) para verificação diária da posição da próstata, que pode variar tanto pelas mudanças de posição do paciente, como pelas alterações anatômicas do reto e da bexiga durante o tratamento.

Vale a pena destacar na publicação desse manual, o fato dos especialistas terem levado em consideração um estudo brasileiro prospectivo e randomizado que comparou radioterapia conformada com IMRT com fracionamento de 25 x 2,8 Gy. Esse estudo, o único randomizado na literatura que compara as duas técnicas, mostrou controle bioquímico de doença semelhante nos dois braços do estudo e maior toxidades aguda e tardia, tanto gênito urinária como gastro intestinal, com técnica conformada2.

Portanto, empregar radioterapia hipofracionada no câncer de próstata no Brasil será um grande desafio uma vez que tanto a técnica de IMRT como a IGRT não são contempladas pelo rol da ANS e muito menos pelo SUS. Além disso, poucos Serviços possuem sistemas adequados de verificação diária de imagem. Mas como a estratégia de hipofracionamento para câncer de próstata é uma tendência mundial, teremos que nos preparar para isso num futuro próximo e estarmos atentos à qualidade das evidências publicadas.

Referências:

1 - Morgan SC, et al. Hypofractionated Radiation Therapy for Localized Prostate Cancer: An ASTRO, ASCO, and AUA Evidence-Based Guideline. J Clin Oncol. Published on October 11, 2018.

2 - Viani GA, et al. Intensity-modulated radiotherapy reduces toxicity with similar biochemical control compared with 3-dimensional conformal radiotherapy for prostate câncer. A randomized clinical trial. Cancer 122: 2004-2011, 2016.

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519