29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Confiabilidade de cães treinados na identificação de nódulos pulmonares malignos

cachorro NET OKEstudo apresentado na 19ª Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC 2018), em Toronto, Canadá, demonstrou que cães treinados podem discriminar a presença de nódulos pulmonares malignos com confiabilidade extremamente alta.

Um relatório anterior havia demonstrado que cães treinados eram capazes de identificar a presença de câncer de pulmão em amostras de ar exalado de pacientes com e sem diagnósticos da doença. Agora, Angela Guirao, do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Clinic Barcelona, e equipe projetaram um estudo prospectivo controlado investigando o potencial dos animais treinados em discriminar nódulos pulmonares malignos e benignos.

Amostras de ar exalado foram coletadas de 30 pacientes com nódulos pulmonares indeterminados antes da cirurgia diagnóstica e terapêutica e de 77 pessoas sem câncer de pulmão ou nódulos pulmonares. Os pesquisadores apresentaram os cachorros, treinados através de um método baseado em recompensas sobre a associação de padrões olfativos, com amostras de ar de uma relação aproximada de 1:4, presença de nódulos pulmonares para ausência de nódulos pulmonares, a serem marcados de acordo com a malignidade.

O cão identificou com sucesso as amostras malignas com uma sensibilidade de 0,97, uma especificidade de 0,99, um valor preditivo positivo de 0,97 e um valor preditivo negativo de 0,99. Vinte e sete dos 30 nódulos foram corretamente identificados como positivos para câncer de pulmão, confirmados pelos resultados dos laudos anatomopatológicos.

"Tendo previamente estabelecido que cães treinados podem detectar a presença de câncer de pulmão em amostras de gases exalados, ficamos muito satisfeitos em também identificar a capacidade de diferenciar entre nódulos malignos ou benignos", disse Guirao. "Essas descobertas reforçam a oportunidade de melhorar a detecção precoce de câncer de pulmão e nódulos malignos, associando cães treinados com tecnologia estabelecida para diagnósticos precisos", avaliou.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519