19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Oncologista brasileira recebe prêmio no WCLC 2018

Nise NET OKA oncologista Nise Yamaguchi (foto) foi escolhida pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) para receber o Joseph W. Cullen Prevention/Early Detection Award, prêmio oferecido pela Associação como reconhecimento por sua contribuição científica em pesquisas sobre a prevenção de doenças malignas torácicas. O prêmio será entregue dia 23 de setembro durante a Sessão Plenária de abertura do evento, que acontece entre os dias 23 e 26 de setembro em Toronto, Canadá.

Nise é a diretora clínica do Instituto Avanços de Medicina, em São Paulo, onde atendeu mais de 12 mil pacientes desde o início das atividades em 1994. A oncologista também é cientista sênior do International Prevention Research Institute e co-fundadora da World Cancer Alliance em Lyon, França, onde colabora para expandir o acesso ao tratamento do câncer em países de baixa e média renda.

“Por muitos anos, Nise Yamaguchi foi pioneiro e defensora das políticas de controle do tabaco na América Latina, particularmente no Brasil”, disse Fred R. Hirsch, CEO da IASLC. “Como o IASLC é uma organização internacional com responsabilidades globais, temos orgulho em reconhecer e honrar seu importante trabalho na América Latina e em promover a missão do IASLC nesta região”, acrescentou.

Nise foi fundamental na criação da IASLC Latin America Conference on Lung Cancer (LACLC), que reúne pesquisadores jovens e experientes da região para facilitar a pesquisa colaborativa e a educação sobre prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de pulmão na América Latina. Nos últimos 20 anos, também participou ativamente de estudos clínicos sobre câncer de pulmão e outros tipos de câncer na Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisa atuais incluem medicina personalizada em câncer e imunologia de tumores. Em 2004, ela fundou e continua a coordenar o Fórum Latino-Americano de Controle do Tabagismo, voltado para o incentivo à implementação de políticas públicas regionais para a prevenção do câncer de pulmão. Ela também é autora ou coautora de várias publicações e artigos profissionais.

Os outros premiados nessa edição do evento são o professor Charles Swanton, do Instituto Francis Crick, Londres, que recebe o Paul A. Bunn, Jr. Scientific Award, por sua contribuição científica para a pesquisa do câncer torácico; Fadlo R. Khuri, reconhecido com o Prêmio Joseph W. Cullen Prevention/Early Detection; atual presidente e professor de medicina da Universidade Americana de Beirute, no Líbano; o oncologista e professor Ignacio I. Wistuba, presidente do Departamento de Patologia Molecular Translacional, Divisão de Patologia / Medicina Laboratorial do MD Anderson da Universidade do Texas, que recebe o Mary J. Matthews Pathology/Translation Research Award, por sua contribuição na pesquisa patológica-translacional de malignidades torácicas; e a professora Françoise Mornex, da Universidade Claude Bernard em Lyon, França, reconhecida com o IASLC Merit Award por sua contribuição para o desenvolvimento da Associação.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519