15062021Ter
AtualizadoSex, 11 Jun 2021 12pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Parceria LACOG-GU e EORTC

Andrey SabinoO LACOG-GU iniciou uma conversa para estabelecer uma parceria com o European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC). Nesse primeiro momento, está sendo avaliada a possibilidade de participação em dois estudos randomizados prospectivos de fase III em câncer de próstata localizado e metastático desenvolvidos pelo grupo europeu. “Nossa intenção é que o LACOG-GU se torne, no futuro, o braço latino-americano da EORTC e desenvolva em parceria  trabalhos de iniciativas de grupos cooperativos médicos, independente da indústria farmacêutica”, afirmam os oncologistas Andrey Soares (na foto, à direita) e Fernando Sabino, respectivamente chair e vice-chair do LACOG-GU.

 

Entre os estudos desenvolvidos nessa fase inicial estão o PEACE3, que avalia o tratamento com enzalutamida com ou sem radium 223 no câncer de próstata metastático, e um trabalho que investiga o uso de doralutamida com radioterapia sem bloqueio androgênico em fases iniciais do câncer de próstata localizado de alto risco.

Estudos em andamento

Atualmente, o Grupo de Tumores Geniturinários do LACOG está com diversos estudos abertos ao recrutamento de pacientes, caso do LACOG0515, banco de testículos que já conta com aproximadamente 300 pacientes inscritos de diversos centros do país (veja mais), além de projetos de pesquisa em fase final de aprovação regulatória.

Entre os trabalhos, o randomizado de fase II LACOG0415 busca avaliar a atividade, segurança e os resultados relatados pelos pacientes de câncer de próstata metastático sensível à castração randomizados para receber abiraterona com bloqueio androgênico (tratamento padrão), apalutamida sem bloqueio androgênico, ou apalutamida mais abiraterona sem bloqueio androgênico. “O objetivo é avaliar a ausência de bloqueio androgênico nesses pacientes, que geralmente traz uma toxicidade importante”, ressalta Andrey.

A participação final do grupo brasileiro no estudo IRONMAN, registro epidemiológico mundial com mais de 5 mil pacientes com câncer de próstata, também deve ser iniciada em breve. “No IRONMAN, os participantes terão o tecido da biopsia coletado no momento do diagnóstico, além de coletas de sangue sequenciais durante a evolução da doença, em um acompanhamento de dois anos”, explicam.

No radar do grupo ainda estão novos trabalhos em câncer de próstata, câncer de bexiga, além de um estudo em câncer de pênis avançado e/ou metastático. “O câncer de pênis é um tumor incomum em países desenvolvidos, mas o Brasil ainda apresenta uma incidência grande da doença, especialmente nas regiões norte e nordeste, a maioria com doença localmente avançada ou metastática ao diagnóstico”, observa Sabino.

Os médicos e instituições interessados em inscrever seus pacientes nos estudos desenvolvidos pelo LACOG-GU devem entrar em contato com o escritório do LACOG, através do telefone (51) 3384-5334.


Publicidade
NEXT FRONTIERS 2021
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519