19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Imunoterapia: FDA faz alerta de segurança no câncer urotelial

FARMACOVIGILANCIA NET OKA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) alertou profissionais de saúde e pesquisadores envolvidos em estudos clínicos de oncologia sobre a redução da sobrevida associada ao uso de pembrolizumabe (Keytruda®) ou atezolizumabe (Tecentriq®) como monoterapia no tratamento de pacientes com câncer urotelial metastático que não receberam terapia anterior e que têm baixa expressão de PD-L1.

O alerta do FDA foi feito dia 18 de maio, depois que dois estudos clínicos em andamento (KEYNOTE-361 e IMVIGOR-130) mostraram menor sobrevida na população tratada com pembrolizumabe ou atezolizumabe na comparação com pacientes que receberam cisplatina. ou quimioterapia à base de carboplatina. O FDA esclareceu que os estudos em andamento pararam de inscrever pacientes com tumores com baixa expressão de PD-L1 nos braços de monoterapia, cumprindo recomendações do comitê de monitoramento de dados, o Data Monitoring Committees’ (DMC).

“Os profissionais de saúde devem estar cientes de que as populações inscritas nos estudos clínicos em andamento eram elegíveis para a quimioterapia contendo platina e, portanto, diferem daquelas inscritas nos estudos clínicos que levaram à aprovação acelerada de Keytruda e Tecentriq no tratamento de pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático”, diz o alerta da FDA. “Tanto pembrolizumabe como atezolizumabe estão atualmente sob aprovação acelerada para o tratamento de pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático que não são elegíveis para quimioterapia contendo cisplatina, independentemente do status de PD-L1”.

A íntegra do alerta de segurança emitido pela FDA está disponível aqui

Leia mais: Imunoterapia: Anvisa autoriza novas indicações

Imunoterapia: alerta de segurança no câncer urotelial
 

Referência: Keytruda (pembrolizumab) or Tecentriq (atezolizumab): FDA Alerts Health Care Professionals and Investigators: FDA Statement - Decreased Survival in Some Patients in Clinical Trials Associated with Monotherapy

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519