29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Subnotificação de informações sobre pacientes obesos em ensaios clínicos randomizados

Obesidade ASCO 1Dados de inscrição e elegibilidade sobre pacientes obesos com câncer são severamente subnotificados em ensaios clínicos randomizados (RCT), de acordo com os resultados de uma revisão sistemática publicada no Annals of Oncology.

Os pesquisadores avaliaram 76 RCTs de 10 tipos de câncer relacionados à obesidade e concluíram que os resultados fornecem pouca informação sobre a elegibilidade de pacientes obesos e o número de pacientes obesos realmente inscritos.

A obesidade é um fator de risco conhecido para muitos tipos de câncer e pode influenciar as decisões e resultados do tratamento. A sub-representação de pacientes obesos em ensaios clínicos randomizados controlados (RCTs) que investigam tumores relacionados à obesidade pode afetar a generalização dos resultados.

O estudo

Foram avaliados 76 RCTs de 10 tipos de câncer relacionados à obesidade (mama pós-menopausa, cólon/reto, endométrio, esôfago, vesícula biliar, renal, fígado, pâncreas, ovário e tireoide) publicados entre 2013 e 2016 em cinco grandes periódicos. Os autores examinaram os artigos, protocolos e dados de registro dos estudos para verificar relatos de critérios de elegibilidade que limitavam a inscrição de pacientes obesos, a proporção de pacientes obesos incluídos e se foram conduzidas análises de subgrupos de acordo com o status de obesidade.

Os autores dos trabalhos correspondentes foram sistematicamente contatados para solicitação de informações sobre a elegibilidade e a proporção de participantes obesos.

Resultados

Entre os 76 RCTs avaliados, os tipos mais frequentes de tumores relacionados à obesidade foram cólon/reto (n = 20), câncer de mama pós-menopausa (n = 11) e renal (n = 11). Com base em dados disponíveis publicamente, informações sobre a elegibilidade dos participantes obesos estavam disponíveis em apenas 5 (7%) dos RCTs incluídos, e a proporção de pacientes obesos foi possível de ser estimada em 9 estudos (12%). Apenas 1 RCT realizou uma análise de subgrupo para pacientes obesos.

Ao considerar informações não publicadas, a elegibilidade dos participantes obesos foi explicitamente declarada em 31 (41%) estudos, mas não ficou claro se os 59% restantes consideraram os participantes obesos como elegíveis e qual a proporção de participantes obesos incluídos. Em 22 estudos, a proporção mediana de participantes obesos incluídos foi de 18% [Q1-Q3 11-23].

Em conclusão, o estudo demonstrou que as informações sobre a elegibilidade e inscrição de participantes obesos em RCTs de câncer são dramaticamente subnotificadas. “É necessário transparência na informação para entender a participação de pessoas obesas em ensaios clínicos de câncer e a aplicabilidade dos resultados para essa população”, observaram os autores.

Referência: Pestine E, Stokes A, Trinquart L. Representation of obese participants in obesity-related cancer randomized trials. Ann Oncol. 2018 Apr 20. doi: 10.1093/annonc/mdy138 [Epub ahead of print]


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519