20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Câncer de pênis avançado, qual a melhor abordagem?

O câncer do pênis é uma doença de progressão gradual e a melhor abordagem permanece em discussão. Alguns autores defendem LND agressiva, com base em dados que sugerem correlação entre a extensão da LND e resultados de sobrevida. O melhor esquema de quimioterapia também divide opiniões e apesar do consagrado esquema TIP (paclitaxel, ifosfamida e cisplatina), as diretrizes de conduta do NCCN1 não especificam a superioridade de qualquer abordagem.

Pagliaro et al, em estudo de fase 2 que avaliou a quimioterapia com paclitaxel, ifosfamida e cisplatina (TIP) para pacientes com câncer de pênis N2 e N3, mostraram que a resposta objetiva à quimioterapia melhorou significativamente o tempo de progressão e sobrevida global, e 36,7% dos pacientes tratados com este regime foram sem recorrência em um seguimento médio de 34 meses2.

Análise retrospectiva mais recente da quimioterapia TIP neoadjuvante seguida de LND identificou que pacientes com doença N2 e N3 que tiveram resposta objetiva à quimioterapia apresentaram taxa de sobrevida em 5 anos de 50%. Ainda assim, não há evidências robustas para apoiar a superioridade de qualquer abordagem, sustenta o guideline do NCCN.

Agora, novas evidências devem vir do estudo InPACT (International Penile Advanced Cancer Trial), que em 2023 deve fornecer respostas importantes sobre o tratamento ideal para câncer de pênis avançado. Neste estudo prospectivo de fase 3, os pacientes serão randomizados para 1 de 3 braços: (1) LND inguinal, (2) quimioterapia TIP seguida de LND inguinal, ou (3) quimiorradioterapia neoadjuvante seguida de LND inguinal.

Aqueles pacientes com alto risco de recaída após LND inguinal serão randomizados para serem submetidos a LND pélvica profilática versus nenhum LND profilático. O endpoint primário é sobrevida global aos 5 anos. Os resultados devem ajudar a determinar o valor da cirurgia, quimioterapia e radioterapia em relação à progressão e metástase no câncer de pênis avançado.

Referências:

1 - Clark PE, Spiess PE, Agarwal N, et al; National Comprehensive Cancer Network. Penile cancer: Clinical Practice Guidelines in Oncology. J Natl Compr Canc Netw. 2013;11(5):594-615

2 - Pagliaro LC, Williams DL, Daliani D, et al. Neoadjuvant paclitaxel, ifosfamide, and cisplatin chemotherapy for metastatic penile cancer: a phase II study. J Clin Oncol. 2010;28(24):3851-3857.

Leia mais: Tendências no tratamento e evolução dos pacientes com linfonodos positivos em câncer de pênis

Câncer de pênis: revisão mostra cenário nos EUA



Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519