16042024Ter
AtualizadoTer, 16 Abr 2024 2am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Metanálise mostra vantagens da prostatectomia robótica

prostatectomia Robotica 1 NET OKA prostatectomia radical assistida por robô (RARP) foi rapidamente adotada antes que evidências robustas pudessem comparar seus resultados com os da prostatectomia radical laparoscópica (LRP) ou abordagens abertas de prostatectomia radical retropúbica (ORP). Meta-análise publicada no Medical Science Monitor demonstrou melhores resultados funcionais com a prostatectomia robótica.

O estudo de revisão sistemática e meta-análise foi realizado por pesquisadores do departamento de Urologia do hospital da Xi’an Jiaotong University e incluiu 33 estudos selecionados na literatura (EMBASE, PubMed, Cochrane Library, CNKI e Science Direct/Elsevier)

Resultados

A meta-análise revelou que a taxa de perda de sangue, taxa de transfusão e taxa de margem cirúrgica positiva (PSM) foram significativamente menores após RARP em comparação com LRP (SMD (intervalo de confiança de 95% [IC]) 0,31 [0,01, 0,61]; e ORP (SMD (IC 95%) 0,75 [0,30, 1,21).

As taxas de margem cirúrgica positiva (PSM) foram significativamente menores após RARP em comparação com LRP, mas não diferiram em relação a ORP. O tempo de operação também foi menor para RARP do que para LRP. As taxas de preservação nervosa, recuperação da continência urinária completa e a recuperação da função erétil foram significativamente maiores após RARP em comparação com LRP e ORP.

A conclusão dos autores é de que a prostatectomia radical assistida por robô resulta em melhores resultados globais na comparação com LRP e ORP em termos de perda de sangue, taxa de transfusão, preservação nervosa, continência urinária e recuperação de disfunção erétil. No entanto, estudos com amostra maiores e resultados de mais longo prazo são necessários para corroborar evidências mais robustas.

Referência:
 Robot-Assisted Radical Prostatectomy Is More Beneficial for Prostate Cancer Patients: A System Review and Meta-Analysis. Du Y1, Long Q2, Guan B2, Mu L1, Tian J1, Jiang Y1, Bai X1, Wu D1. - Med Sci Monit 2018; 24:272-287

Leia mais: Evidências e controvérsias na prostatectomia

Estudo inglês põe em xeque superioridade da prostatectomia robótica






Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519