19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Marcadores de resposta imune no câncer renal

Renal 2 NET OKEstudo1 apresentado no simpósio de imuno-oncologia da ASCO (ASCO SITC) sugere que a expressão de retrovírus endógenos (ERV) pode estar associada à resposta ao tratamento com inibidores de checkpoint imune no carcinoma de células renais (CCR). Em alguns tipos de câncer, incluindo o CCR, não existe correlação clara entre a carga de mutação e a resposta ao tratamento com inibidores de checkpoint imune. "A crescente carga de mutação é geralmente associada a respostas robustas com imunoterapia, mas há algumas exceções, como o carcinoma de células de Merkel e o CCR”, ilustrou o primeiro autor, Anshuman Panda, da Rutgers University and Cancer Institute, durante apresentação oral no simpósio ASCO-SITC.

O estudo analisou dados de sequenciamento de RNA de 4.910 tumores de 21 tipos de câncer para identificar se houve correlação entre a expressão de ERV e a ativação imune, avaliada pelo aumento da expressão de genes de checkpoint imune e por evidências da infiltração de células T CD8+. Para validação, a expressão de ERV foi medida por RT-PCR quantitativa em um conjunto de 20 espécimes de carcinoma renal com histologia de células claras.

Resultados

Os resultados mostram forte correlação entre a expressão de ERVs e a ativação local da resposta imune no câncer renal de células claras. A expressão de ERVs também foi correlacionada com a ativação da resposta imune no câncer de mama ER+ HER2- e em espécimes de câncer de cólon. O grupo com alta expressão de ERVs mostrou evidências mais robustas da ativação imune (alta fração de células T CD8 +) e maior expressão dos checkpoints imunes (PD-1, CTLA-4) (p <0,05).

Esses dados sugerem que a expressão de ERV pode prever resposta e tem, portanto, potencial como biomarcador para refinar estratégias de seleção na imunoterapia. "A expressão anormal de ERV pode ser um biomarcador de resposta à terapia com inibidores de checkpoint imune em alguns tipos de câncer com baixa carga de mutação", explicou Panda.

O Clinical Immuno-Oncology Symposium (ASCO-SITC) foi realizado de 25 a 27 de janeiro, em San Diego, nos Estados Unidos.

Referências:

1 - Expression of endogenous retroviruses and response to immune checkpoint therapy in renal cell câncer - Panda, A et al J Clin Oncol 36, 2018 (suppl 5S; abstr 104)  


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519