20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO publica guideline sobre tratamento do mesotelioma pleural maligno

Vladmir NET OK 2A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) publicou diretrizes de prática clínica para o tratamento do mesotelioma pleural maligno, incluindo recomendações sobre diagnóstico, estadiamento e tratamento com quimioterapia, citorredução cirúrgica e radioterapia. Publicada online no Journal of Clinical Oncology, o primeiro guideline da ASCO para a doença é baseado em 222 estudos relevantes entre 1990 e 2017. O mesotelioma pleural maligno é um tumor agressivo raro e com prognóstico ruim. A doença geralmente é causada pela exposição ocupacional ao amianto, recentemente proibido no Brasil. O oncologista Vladmir Cláudio Cordeiro de Lima (foto), médico do AC Camargo Cancer Center e membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), comenta as diretrizes.

A ASCO convocou um painel de especialistas para realizar uma pesquisa de literatura que incluiu revisões sistemáticas, meta-análises, ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais comparativos prospectivos e retrospectivos. Os resultados de interesse incluíam sobrevida, sobrevida livre de doença ou sobrevida livre de recorrência, e qualidade de vida.

"O mesotelioma pleural maligno (MPM), embora uma neoplasia rara, provoca morbidade importante, além de ser quase que invariavelmente incurável, com sobrevida mediana variando entre 12 e 20 meses. A doença tem um apelo especial devido a sua associação em mais de 80% dos casos com exposição ocupacional ao asbesto (principal agente causal). No Brasil, não há dados oficiais de incidência e mortalidade por MPM, entretanto alguns estudos apontam para incidência e mortalidade crescentes que devem atingir um pico por volta de 2030 (Algranti E, et al. Cancer Epidemiology, 2015). Devido a sua raridade, idealmente o tratamento deve ser realizado em centros oncológicos de maior volume e com maior experiência na condução destes casos", afirma Vladmir.

Segundo o especialista, o guideline da ASCO é bastante abrangente e ponderado e serve como um excelente direcionamento para o diagnóstico, estadiamento e tratamento dos pacientes com MPM baseado na melhor evidência atual, com orientações supervisionadas por um time de experts. "Vale à apena ressaltar a atenção com o diagnóstico preciso e diferencial, com a seleção de indivíduos candidatos a terapias mais agressivas (pulmonectomia extrapleural, por exemplo) e a importância da participação de times multiprofissionais na definição da melhor linha de ação", diz.

Principais recomendações

No diagnóstico, o painel de especialistas recomenda uma toracocentese inicial quando os pacientes apresentam efusões pleurais sintomáticas, e envio do líquido pleural para exame citológico para avaliação inicial de possível mesotelioma.

Em pacientes com tratamento antineoplásico planejado, é altamente recomendável que uma biópsia toracoscópica seja realizada, com o objetivo de melhorar a informação para estadiamento clínico, permitir a confirmação histológica do diagnóstico e a determinação mais precisa do subtipo - epitelial, sarcomatoide, bifásico.

O exame histológico deve ser complementado por imuno-histoquímica usando marcadores selecionados geralmente positivos no mesotelioma (por exemplo, calretinina, ceratinas 5/6 e WT1 nuclear), bem como os marcadores negativos da doença (CEA, EPCAM, Claudin 4, TTF-1).

Estadiamento

Uma vez que o diagnóstico é feito, é recomendada uma tomografia computadorizada do tórax e do abdome superior com contraste IV para o estadiamento inicial. O PET /CT FDG geralmente deve ser usado, exceto em pacientes não considerados candidatos à ressecção cirúrgica definitiva.

O documento indica ainda a tomografia computadorizada abdominal dedicada com ou sem imagem pélvica se o estadiamento inicial sugere doença metastática; e a ressonância magnética (de preferência com contraste) para avaliar a invasão do tumor no diafragma, parede torácica, mediastino e outras áreas.

Quimioterapia

A quimioterapia deve ser oferecida a pacientes com mesotelioma porque melhora a sobrevida e a qualidade de vida. O tratamento de primeira linha recomendado é pemetrexede e quimioterapia à base de platina. A adição de bevacizumab à quimioterapia baseada em pemetrexede melhora a sobrevida em pacientes selecionados e, portanto, pode ser oferecida a pacientes sem contraindicação ao medicamento. Bevacizumabe não é recomendado para pacientes com PS 2, comorbidade cardiovascular substancial, hipertensão não controlada, idade> 75, risco de hemorragia ou coagulação ou outras contraindicações.

Em pacientes que podem não tolerar a cisplatina, a carboplatina pode ser oferecida como substituto. O tratamento com quimioterapia baseada em pemetrexede pode ser oferecido em pacientes que alcançaram controle de doença durável (> 6 meses) com a primeira linha de tratamento.

A quimioterapia baseada em pemetrexed na primeira linha deve ser administrada por quatro a seis ciclos, com interrupção em pacientes com doença estável ou que responderam ao tratamento. Não há evidências suficientes para apoiar o uso de pemetrexede de manutenção em pacientes com mesotelioma e, portanto, não é recomendado.

Dada a atividade muito limitada de quimioterapia de segunda linha em pacientes com mesotelioma, recomenda-se a participação em ensaios clínicos.

Citorredução cirúrgica

Em pacientes selecionados com doença em estágio inicial, é altamente recomendável a realização de citorredução cirúrgica máxima. No entanto, uma vez que a citorredução cirúrgica geralmente não produz uma ressecção R0, é altamente recomendável que a terapia multimodal com quimioterapia e/ou radioterapia seja administrada.

Pacientes com doença transdiafragmática, invasão de parede torácica multifocal ou envolvimento de linfonodos mediastinais ou supraclaviculares confirmados histologicamente devem ser submetidos a tratamento neoadjuvante antes de considerar a cirurgia. Pacientes com doença contralateral (N3) ou supraclavicular (N3) não devem ser submetidos à citorredução cirúrgica máxima, bem como os pacientes com mesotelioma sarcomatoide confirmado histologicamente.

A citorredução cirúrgica máxima envolve pneumonectomia extrapleural (EPP) ou opções de preservação do pulmão (pleurectomia / decorticação [P / D], P/D estendida). Ao oferecer citorredução cirúrgica máxima, as opções de preservação de pulmão devem ser a primeira escolha.

Radioterapia

A radioterapia pode ser oferecida como uma terapia paliativa com doença sintomática, bem como para pacientes com recorrência localizada assintomática, entre outros. Recomenda-se que os regimes de dosagem padrão utilizados em outras doenças sejam oferecidos aos pacientes com mesotelioma (8 Gy × uma fração, 4 Gy × cinco frações ou 3 Gy × 10 frações).

Devido ao potencial de toxicidade pulmonar grave, a radioterapia neoadjuvante não é recomendada para pacientes que se submetem à cirurgia citorredutora com preservação de pulmão.

"Muito embora tenhamos um grande problema ainda na identificação e notificação dos casos de MPM, a maioria das recomendações feitas pelo painel representam estratégias disponíveis no país (embora o acesso a algumas seja restrito para pacientes do sistema público de saúde) e fazem paralelo com as rotinas dos serviços especializados no tratamento de câncer, respeitadas as devidas individualizações às condições de cada paciente e as características locais da população", conclui o oncologista.

Para conferir a íntegra das diretrizes (em inglês), clique aqui.

Referência:  Treatment of Malignant Pleural Mesothelioma: American Society of Clinical Oncology Clinical Practice Guideline - Hedy L. Kindler, Nofisat Ismaila, Samuel G. ArmatoIII, Raphael Bueno, Mary Hesdorffer, Thierry Jahan - DOI: 10.1200/JCO.2017.76.6394 Journal of Clinical Oncology - published online before print January 18, 2018


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519