28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Prioridades dos pacientes e estratégias de tratamento

prioridades NET OKOs pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) valorizam ganhos de sobrevida livre de progressão, mas aceitam reduções significativas para evitar eventos adversos graves. É o que sugere estudo publicado na Blood Advances, que discutiu as prioridades do paciente no percurso terapêutico. A adição de custos também alterou as escolhas, sugerindo que os pacientes são sensíveis ao impacto do custo na definição do tratamento.

Os dados são de um survey online, respondido por 384 pacientes em questionário de autopreenchimento. Nos Estados Unidos, as opções de tratamento aumentaram desde 2013, com a chegada de 4 novos agentes (obinutuzumabe, ibrutinibe, idelalisibe e venetoclax), e outros estão em vias de aprovação, mas pouco se sabe sobre o valor que os pacientes dedicam às terapias disponíveis e como avaliam atributos como eficácia, efeitos colaterais e modo de administração.

Os pesquisadores utilizaram um questionário de autopreenchimento e apresentaram diversas opções hipotéticas de tratamento, cada uma definida por 5 atributos com níveis pré-definidos de eficácia, eventos adversos e modo de administração.

Resultados

A maior importância relativa foi dedicada à sobrevida livre de progressão prolongada. No entanto, o risco de eventos adversos também foi importante na perspectiva dos pacientes. Somente ganhos significativos de SLP compensaram a aceitação de piores eventos adversos. Uma pergunta suplementar com 2 tratamentos e custos variáveis foi incluída para avaliar o impacto do custo na escolha. Quando os custos foram incluídos, uma grande proporção de pacientes alterou suas escolhas entre os 2 tratamentos disponíveis.

Para os autores, diante da crescente oferta de novas opções terapêuticas e do alto custo de alguns tratamentos, os médicos devem ser cada vez mais estimulados a explorar as preferências de seus pacientes para selecionar as melhores estratégias de tratamento.

Referências: Patients’ priorities in selecting chronic lymphocytic leukemia treatments - Carol Mansfield, Anthony Masaquel, Jessie Sutphin, Elisa Weiss, Meghan Gutierrez, Jennifer Wilson, Marco Boeri, Jia Li and Carolina Reyes - Blood Advances 2017 1:2176-2185; doi: https://doi.org/10.1182/bloodadvances.2017007294


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519