14042024Dom
AtualizadoSex, 12 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Anvisa publica registro de genérico da abiraterona

Prostata 2017 NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou segunda-feira, 20 de novembro, o registro do medicamento genérico acetato de abiraterona para o tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, em combinação com prednisona ou prednisolona.

A aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento. De acordo com a Lei dos Genéricos, o medicamento deve entrar no mercado a um custo pelo menos 35% menor que o valor do produto de referência.

O acetato de abiraterona (Zytiga ®) é fabricado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica, a segunda maior farmacêutica indiana com operação global.

"O tratamento com abiraterona está relacionado a melhora da sobrevida global, tempo para progressão do PSA, melhora da sobrevida livre de progressão radiológica e melhora da qualidade de vida em pacientes previamente tratados com docetaxel ou virgens de quimioterapia. Análises de custo-efetividade previamente realizadas mostraram que abiraterona é possivelmente custo- efetiva quando utilizada após docetaxel, porém a custo-efetividade não foi alcançada quando utilizada antes da quimioterapia”, explica o oncologista Igor Morbeck, do Hospital Sírio Libanês, em Brasília. “Uma melhora deste índice pode ser alcançada com a redução do custo atual da medicação. Desta forma, com a chegada deste novo genérico no País pode-se abrir uma nova porta para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que poderá, através de sua câmara técnica especializada, considerar este importante medicamento como parte do rol dos protocolos oncológicos vigentes”, diz.Morbeck.

Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519