28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova sunitinibe para o tratamento adjuvante do carcinoma de células renais pós-nefrectomia

RIM CAPA NET OKO US Food and Drug Administration (FDA) aprovou o malato de sunitinibe (Sutent®, Pfizer Inc.) para o tratamento adjuvante de pacientes adultos com alto risco de recorrência do carcinoma de células renais após a nefrectomia1. A aprovação foi baseada no ensaio randomizado de fase III S-TRAC, apresentado na ESMO em 2016 e publicado no New England Journal of Medicine2.

"Este é o primeiro tratamento adjuvante aprovado para pacientes com carcinoma de células renais, o que é significativo porque os pacientes que foram submetidos à nefrectomia estão frequentemente em alto risco de retorno do câncer", disse Richard Pazdur, Diretor do Centro de Excelência em Oncologia do FDA e diretor interino do Escritório de Produtos de Hematologia e Oncologia no Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA. 

S-TRAC Trial

O S-TRAC é um ensaio randomizado de fase III, duplo cego, que avaliou a sobrevida livre de doença em 615 pacientes com carcinoma de células renais com alto risco de recorrência após a nefrectomia. Os pacientes foram randomizados para receber sunitinibe (50 mg por dia) ou placebo em esquemas de 4 semanas, com intervalo de descanso de duas semanas, por 1 ano ou até recorrência da doença, toxicidade inaceitável ou retirada do consentimento. O endpoint primário foi a sobrevida livre de doença, de acordo com uma avaliação central independente cega. Os endpoints secundários incluíram a sobrevida livre de doença avaliada pelo investigador, sobrevida global e segurança.

A duração mediana da sobrevida livre de doença foi de 6,8 anos (95% IC, 5,8 para não alcançado) no grupo de sunitinibe e 5,6 anos (95% IC, 3,8 a 6,6) no grupo placebo (hazard ratio, 0,76 95% IC, 0,59 a 0,98; P = 0,03). Os dados gerais de sobrevida não estavam maduros no momento do corte de dados. As reduções de dose por causa de eventos adversos foram mais frequentes no grupo do sunitinibe do que no grupo placebo (34,3% vs. 2%), assim como as interrupções da dose (46,4% vs. 13,2%) e descontinuações (28,1% vs. 5,6%). Os eventos adversos de grau 3 ou 4 foram mais frequentes no grupo de sunitinibe (48,4% para eventos de grau 3 e 12,1% para eventos de grau 4) do que no grupo de placebo (15,8% e 3,6%, respectivamente). Houve uma incidência semelhante de eventos adversos graves nos dois grupos (21,9% para o sunitinibe versus 17,1% para o placebo); nenhuma morte foi atribuída a efeitos tóxicos.

Os efeitos adversos frequentes do sunitinibe incluem fadiga, diarreia, mucosite / estomatite, náuseas, diminuição do apetite/anorexia, vômitos, dor abdominal, síndrome mão-pé, hipertensão, eventos hemorrágicos, disgeusia, dispepsia e trombocitopenia.

Os efeitos colaterais adversos graves do sunitinibe incluem hepatotoxicidade; fração baixa de ejeção ventricular esquerda; isquemia miocárdica/infarto; intervalos QT prolongados/Torsade de Pointes; hipertensão; eventos hemorrágicos; síndrome da lise tumoral; microangiopatia trombótica, incluindo púrpura trombocitopênica trombótica e síndrome urêmica hemolítica; proteinúria; disfunção tireoidiana; hipoglicemia; osteonecrose; e complicações de cicatrização de feridas.

Os autores concluíram que entre os pacientes com carcinoma renal de células claras com alto risco de recorrência tumoral após nefrectomia, a duração mediana da sobrevida livre de doença foi significativamente maior no grupo do sunitinibe em comparação ao grupo placebo, às custas de uma taxa mais alta de eventos adversos.

Referências:
1 - https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm585657.htm
2 - Adjuvant Sunitinib in High-Risk Renal-Cell Carcinoma after Nephrectomy - N Engl J Med 2016; 375:2246-2254December 8, 2016DOI: 10.1056/NEJMoa1611406

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519