23042024Ter
AtualizadoSeg, 22 Abr 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Comunicação e qualidade de vida em destaque no Simpósio de Cuidados Paliativos da ASCO

ASCO 2017 PALIATIVOS NET OKComunicação médico-paciente, yoga e apoio psicossocial para pessoas com câncer estão entre os destaques do programa científico do 2017 Palliative and Supportive Care in Oncology Symposium. Realizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), o Simpósio acontece nos dias 27 e 28 de outubro em San Diego, Califórnia.

 

Um estudo randomizado (abstr 26) avaliou se o uso de um computador pelo médico na sala de exame afeta a forma como os pacientes com câncer avançado percebem o cuidado médico. Na percepção dos pacientes, os médicos que se comunicavam sem o uso do computador foram considerados mais compassivos, profissionais e com melhores habilidades de comunicação.

Outro trabalho analisou como pacientes mais velhos com leucemia mieloide aguda (LMA) entendem seu prognóstico e riscos de tratamento (abstr 43). O estudo mostrou que os pacientes apresentam percepções equivocadas em relação aos riscos do tratamento e superestimam a probabilidade de cura em comparação com as estimativas dos oncologistas.

Os benefícios de um programa de yoga para pacientes com câncer de pulmão que receberam radioterapia e seus cuidadores familiares (abstr 125) e um estudo randomizado que investiga o efeito de uma breve intervenção sobre qualidade de vida, distress e resiliência em adolescentes e jovens adultos com câncer (abstr 176) também estão entre os destaques.

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519