18042024Qui
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Inspire: parceria agiliza diagnóstico de câncer de pulmão

Cruz Marcelo NOVA NET OKUma parceria entre as indústrias farmacêuticas AstraZeneca, Pfizer e Bristol-Myers Squibb vai ajudar médicos e pacientes com câncer de pulmão a obter o subtipo do tumor com mais agilidade e, assim, definir a melhor estratégia de tratamento. “Hoje, para tratar adequadamente o câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) o médico precisa dessa informação o mais rápido possível”, afirma o oncologista Marcelo Cruz (foto), do Developmental Therapeutics Program da Divisão de Hematologia e Oncologia da Northwestern University.

 Utilizando a mesma amostra de tumor retirada para biópsia, o Programa Inspire realiza três testes comercialmente disponíveis para identificação dos diferentes subtipos da doença: mutação EGFR, translocação ALK e a expressão de PD-L1. Os testes são realizados de maneira sequencial, diminuindo o tempo de espera. “Hoje, no Brasil, você pede um teste de EGFR, espera o resultado por duas, três semanas. Se é negativo, é pedido o teste do ALK, mais duas, três semanas. Com o programa, o tempo de espera, que atualmente é de 60 a 90 dias, reduz para aproximadamente 17 dias”, explica Marcelo.

Como funciona

Para implantar o sistema, cada empresa desenvolveu uma plataforma específica que conta com uma infraestrutura de apoio aos programas, compreendendo websites próprios, centrais de atendimento 0800 e parceria com laboratórios, entre outros. Os programas foram batizados de ID (AstraZeneca), I-O Detect (BMS) e ALK Alvo (Pfizer). Em cada um deles, os médicos cadastrados poderão fazer as solicitações dos exames de seus pacientes.

As três plataformas possuem mecanismos de compartilhamento das requisições, o que significa que o médico pode optar por solicitar os testes por qualquer um dos programas, além de decidir quais exames são necessários para cada paciente. Os laboratórios credenciados são os mesmos para as três empresas, o que possibilita que todos os pedidos sejam recebidos de uma única vez. “Outra vantagem do Inspire é a qualificação, padronização e controle de qualidade realizado com os laboratórios associados”, afirma Marcelo.

O programa está disponível para todos os pacientes de câncer de pulmão com indicação dos testes, dos sistemas público e privado.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519