29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

AURELIA: antiangiogênico mostra sobrevida global no câncer de ovário

C ncer Ov rioNo AURELIA, estudo randomizado, aberto, de fase III, a adição de bevacizumabe à quimioterapia para câncer de ovário resistente à platina melhorou significativamente a sobrevida e a taxa de resposta sem progressão versus quimioterapia isoladamente, mas não aumentou a sobrevida global (SG). Estudo publicado em agosto no Annals of Oncology (vol.28, nº 8) explorou o efeito do uso de bevacizumabe após progressão da doença em pacientes randomizadas para quimioterapia e mostrou impacto na sobrevida global.

 

No estudo AURELIA, 361 mulheres com câncer de ovário resistente à platina foram randomizadas para receber quimioterapia isolada ou com bevacizumabe. As pacientes inicialmente randomizadas para o braço de quimioterapia receberam bevacizumabe após a progressão da doença. As análises post hoc avaliaram a eficácia e segurança em três subgrupos: quimioterapia isoladamente, quimioterapia seguida de bevacizumabe após progressão e quimioterapia mais bevacizumabe na randomização.

Resultados

Dos 182 pacientes randomizados para quimioterapia isoladamente, 72 (40%) receberam bevacizumabe após progressão da doença e 110 (60%) nunca receberam bevacizumabe.

O risco de morte foi significativamente reduzido em pacientes que receberam bevacizumabe antecipadamente com quimioterapia [hazard ratio (HR) = 0,68, intervalo de confiança de 95% (CI) 0,52-0,90) ou após progressão da doença (HR = 0,60, IC 95%: 0,43-0,86). A tolerabilidade do bevacizumabe foi semelhante com a administração antecipada ou após a progressão.

Em conclusão, o uso de bevacizumabe pós-progressão pode confundir os resultados de sobrevida global do estudo AURELIA. Nessas análises exploratórias de subgrupos, o uso de bevacizumabe com quimioterapia ou após progressão em quimioterapia isolada melhorou a sobrevida global em relação aqueles que não receberam bevacizumabe. A combinação de bevacizumabe com quimioterapia na primeira ocorrência de resistência à platina amplia a possibilidade de os pacientes receberem tratamento ativo no câncer de ovário resistente à platina (ClinicalTrials.gov: NCT00976911).

Referência: Bevacizumab with or after chemotherapy for platinum-resistant recurrent ovarian cancer: exploratory analyses of the AURELIA trial - Annals of Oncology, Volume 28, Issue 8, 1 August 2017, Pages 1849–1855, https://doi.org/10.1093/annonc/mdx229

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519