20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

PACE: avaliação da prostatectomia robótica

Robotic_Prostatectomy_NET_OK.jpgA edição de maio do Journal of Urology destaca o trabalho de Khurshid A. Guru et al, que desenvolveram e validaram uma ferramenta de avaliação para uso durante a prostatectomia robótica.

A capacidade de medir objetivamente e de forma confiável o desempenho dos cirurgiões assume papel crítico no desenvolvimento de qualquer programa de treinamento cirúrgico. Os autores fornecem uma ferramenta de avaliação promissora, mas lembram que os dados ainda são preliminares e novos estudos precisam ser feitos para confirmar sua utilidade.
 
Métodos
 
O estudo mostrou o desenvolvimento e validação da PACE (Prostatectomy Evaluation and Competence Evaluation), uma ferramenta objetiva e específica para avaliar a qualidade da prostatectomia radical robótica.
 
A PACE avaliou 7 domínios-chave, utilizando a metodologia Delphi. Foram considerados entre os critérios de desempenho a queda da bexiga, assim como a habilidade do cirurgião na preparação da próstata, vesícula seminal e dissecção do plano posterior, além da preservação do feixe neurovascular.
 
Para os autores, o PACE é uma ferramenta estruturada, específica para avaliar a prostatectomia radical por robótica, capaz de medir objetivamente o desempenho do cirurgião. A vantagem, segundo os autores, é permitir identificar diferentes níveis de especialização e fornecer feedback estruturado para personalizar o treinamento e melhorar a qualidade cirúrgica.

O médico Lucas Nogueira, coordenador de Oncologia Urológica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, lembra que a prostatectomia radical continua sendo um procedimento com grande variabilidade de resultados entre diferentes cirurgiões, independentemente da técnica aplicada. “Resultados (funcionais e oncológicos) e taxas de complicações peri e pós-operatórias apresentam grande variabilidade, sendo importante não somente o número de procedimentos realizados anteriormente por determinado cirurgião, mas também a técnica individualmente utilizada.Neste sentido, a curva de aprendizado do procedimento apresenta extensão variável e sua proficiência é avaliada de acordo com os resultados e complicações”, diz.

Para o especialista, “este novo sistema apresenta-se como uma ferramenta promissora no treinamento da prostatectomia radical assistida por robô, auxiliando o desenvolvimento de cada passo do procedimento. Deve-se salientar que curvas de aprendizado em procedimentos cirúrgicos apresentam ampla variabilidade individual, não se devendo colocar limites muito rígidos. Resta acrescentar que a proficiência em cada um dos domínios avaliados deve se traduzir em melhores taxas de resultados oncológicos e funcionais, e também na menor ocorrência de complicações peri e pós-operatórias”, resume.
 

Referência: Development and Validation of an Objective Scoring Tool for Robot-Assisted Radical Prostatectomy: Prostatectomy Assessment and Competency EvaluationKhurshid A. Guru et al - DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.juro.2016.11.100 - The Journal of Urology, May 2017 Volume 197, Issue 5, Pages 1237–1244



 
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519