28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Ácido úrico como marcador de progressão do câncer de nasofaringe

nasofaringe.jpgExiste uma correlação direta entre o nível de ácido úrico no soro (SUA) no pré-tratamento e a progressão tumoral em pacientes com carcinoma de nasofaringe localmente avançado (NPC), de acordo com um estudo publicado online dia 20 de dezembro no periódico Head & Neck.

Xiao-Jing Du e colegas do Centro de Câncer da Universidade Sun Yat-sen em Guangzhou, China, examinaram retrospectivamente dados de 1.063 pacientes com NPC localmente avançado para determinar o valor preditivo de SUA no pré-tratamento de metástases no carcinoma de nasofaringe (NPC) localmente avançado tratado com IMRT.
 
Os pesquisadores descobriram que altos níveis de SUA pré-tratamento (> 353,4 μmol/L) tiveram valor preditivo para a sobrevida livre de metástases à distância (P=0,013). O SUA pré-tratamento elevado também foi associado a contagens de glóbulos brancos elevados (P=0,005), contagens de linfócitos (P <0,001) e sexo masculino (P <0,001). Os níveis de SUA foram significativamente elevados em pacientes com classificação T1 a T3 (P=0,042).
 
Níveis marcadamente altos de SUA pré-tratamento foram detectados em pacientes com metástases pulmonares subseqüentes após o tratamento versus pacientes com metástases à distância (P=0,012) e pacientes sem metástase à distância (P=0,024).
 
"SUA no pré-tratamento pode ser um biomarcador útil para avaliar as opções de tratamento para pacientes com NPC localmente avançado", escreveram os autores.
 
Referência: Use of pretreatment serum uric acid level to predict metastasis in locally advanced nasopharyngeal carcinoma

 

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519