02122023Sáb
AtualizadoSex, 01 Dez 2023 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Ácido úrico como marcador de progressão do câncer de nasofaringe

nasofaringe.jpgExiste uma correlação direta entre o nível de ácido úrico no soro (SUA) no pré-tratamento e a progressão tumoral em pacientes com carcinoma de nasofaringe localmente avançado (NPC), de acordo com um estudo publicado online dia 20 de dezembro no periódico Head & Neck.

Xiao-Jing Du e colegas do Centro de Câncer da Universidade Sun Yat-sen em Guangzhou, China, examinaram retrospectivamente dados de 1.063 pacientes com NPC localmente avançado para determinar o valor preditivo de SUA no pré-tratamento de metástases no carcinoma de nasofaringe (NPC) localmente avançado tratado com IMRT.
 
Os pesquisadores descobriram que altos níveis de SUA pré-tratamento (> 353,4 μmol/L) tiveram valor preditivo para a sobrevida livre de metástases à distância (P=0,013). O SUA pré-tratamento elevado também foi associado a contagens de glóbulos brancos elevados (P=0,005), contagens de linfócitos (P <0,001) e sexo masculino (P <0,001). Os níveis de SUA foram significativamente elevados em pacientes com classificação T1 a T3 (P=0,042).
 
Níveis marcadamente altos de SUA pré-tratamento foram detectados em pacientes com metástases pulmonares subseqüentes após o tratamento versus pacientes com metástases à distância (P=0,012) e pacientes sem metástase à distância (P=0,024).
 
"SUA no pré-tratamento pode ser um biomarcador útil para avaliar as opções de tratamento para pacientes com NPC localmente avançado", escreveram os autores.
 
Referência: Use of pretreatment serum uric acid level to predict metastasis in locally advanced nasopharyngeal carcinoma

 

 

 

Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519