23092021Qui
AtualizadoQua, 22 Set 2021 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Anvisa aprova pertuzumabe para tratamento neoadjuvante do câncer de mama HER2+

Mama_RaioX_Ilustra.jpgA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para o medicamento pertuzumabe (Perjeta®), agora como tratamento neoadjuvante no câncer de mama HER2-positivo localmente avançado, inflamatório ou em estágio inicial com elevado risco de recorrência (tumores maiores que 2 cm de diâmetro e/ou linfonodo positivo).

O medicamento havia sido aprovado pela Anvisa em junho de 2013 para o tratamento de câncer de mama metastático HER2-positivo em combinação com trastuzumabe e docetaxel.
 
A aprovação foi baseada nos estudos Tryphaena (estudo de segurança) e NEOSPHERE, que analisou 417 pacientes e teve como endpoint primário a resposta patológica completa. O resultado mostrou 45% de resposta patológica com pertuzumabe comparado ao esquema de trastuzumabe, com resposta de 29%.
 
"A inclusão de pertuzumabe em combinação com trastuzumabe e quimioterapia no tratamento neoadjuvante do câncer de mama promove a diminuição de maneira acentuada do nódulo tumoral, possibilitando a cirurgia conservadora, além de impedir que a doença se dissemine, aumentando as chances de cura da paciente", afirmou o oncologista Sergio Simon, diretor-presidente do Grupo Brasileiro de Estudos Clínicos em Câncer de Mama (GBECAM) e médico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Centro Paulista de Oncologia (CPO).
 
Segundo Antônio Frasson, professor da Faculdade de Medicina da PUCRS e mastologista do núcleo de mama do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, dos 57 mil novos casos de câncer mama apontados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 20% são HER2-positivo. " Nos últimos anos, conquistamos grandes avanços para a saúde da mulher proporcionando um melhor entendimento do processo do câncer. Esta aprovação contribui para a constante evolução no tratamento neoadjuvante precoce da doença", conclui.
 

 


Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519