23112020Seg
AtualizadoSeg, 23 Nov 2020 12pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

Anvisa aprova pertuzumabe para tratamento neoadjuvante do câncer de mama HER2+

Mama_RaioX_Ilustra.jpgA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para o medicamento pertuzumabe (Perjeta®), agora como tratamento neoadjuvante no câncer de mama HER2-positivo localmente avançado, inflamatório ou em estágio inicial com elevado risco de recorrência (tumores maiores que 2 cm de diâmetro e/ou linfonodo positivo).

O medicamento havia sido aprovado pela Anvisa em junho de 2013 para o tratamento de câncer de mama metastático HER2-positivo em combinação com trastuzumabe e docetaxel.
 
A aprovação foi baseada nos estudos Tryphaena (estudo de segurança) e NEOSPHERE, que analisou 417 pacientes e teve como endpoint primário a resposta patológica completa. O resultado mostrou 45% de resposta patológica com pertuzumabe comparado ao esquema de trastuzumabe, com resposta de 29%.
 
"A inclusão de pertuzumabe em combinação com trastuzumabe e quimioterapia no tratamento neoadjuvante do câncer de mama promove a diminuição de maneira acentuada do nódulo tumoral, possibilitando a cirurgia conservadora, além de impedir que a doença se dissemine, aumentando as chances de cura da paciente", afirmou o oncologista Sergio Simon, diretor-presidente do Grupo Brasileiro de Estudos Clínicos em Câncer de Mama (GBECAM) e médico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Centro Paulista de Oncologia (CPO).
 
Segundo Antônio Frasson, professor da Faculdade de Medicina da PUCRS e mastologista do núcleo de mama do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, dos 57 mil novos casos de câncer mama apontados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 20% são HER2-positivo. " Nos últimos anos, conquistamos grandes avanços para a saúde da mulher proporcionando um melhor entendimento do processo do câncer. Esta aprovação contribui para a constante evolução no tratamento neoadjuvante precoce da doença", conclui.
 

 


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519