28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO publica guideline para câncer de ovário avançado

C__ncer_Ov__rio.jpgUm guia com recomendações para quimioterapia neoadjuvante e citorredução de intervalo em mulheres com câncer epitelial de ovário avançado recém diagnosticado foi publicado dia 8 de agosto pela ASCO. O painel indica que para mulheres selecionadas com câncer epitelial de ovário estádio IIIC ou IV a quimioterapia neoadjuvante e a citorredução de intervalo são não-inferiores à citorredução primária seguida de quimioterapia adjuvante em termos de sobrevida global e livre de progressão e estão associadas com menor morbidade e mortalidade peri-operatória.

O guideline foi conduzido por um painel de especialistas a partir de uma revisão sistemática da literatura. Quatro estudos clínicos randomizados de fase III formaram a base de evidência para as recomendações. 
 
De acordo com o guia de condutas, todas as mulheres com câncer de ovário epitelial estadio IIIC ou IV devem ser avaliadas por um oncologista antes do início da terapia. A avaliação clínica preliminar deve incluir uma tomografia computadorizada do abdome e pelve, além de imagem torácica. 
 
As mulheres com perfil de alto risco perioperatório ou baixa probabilidade de alcançar citorredução <1 cm de doença residual devem receber quimioterapia neoadjuvante. Mulheres que estão aptas para a cirurgia citorredutora primária e com doença potencialmente ressecável podem receber quimioterapia neoadjuvante ou cirurgia citorredutora primária. No entanto, a cirurgia citorredutora primária é preferida sempre que existe elevada probabilidade de atingir a citorredução <1 cm, com morbidade aceitável.
 
Antes de iniciar a quimioterapia neoadjuvante todas as pacientes devem ter a confirmação de doença invasiva no ovário, trompa de Falópio ou doença peritoneal. 
 
Referência: Neoadjuvant Chemotherapy for Newly Diagnosed, Advanced Ovarian Cancer: Society of Gynecologic Oncology and American Society of Clinical Oncology Clinical Practice Guideline
 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519