04082021Qua
AtualizadoTer, 03 Ago 2021 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

ASCO publica guideline para câncer de ovário avançado

C__ncer_Ov__rio.jpgUm guia com recomendações para quimioterapia neoadjuvante e citorredução de intervalo em mulheres com câncer epitelial de ovário avançado recém diagnosticado foi publicado dia 8 de agosto pela ASCO. O painel indica que para mulheres selecionadas com câncer epitelial de ovário estádio IIIC ou IV a quimioterapia neoadjuvante e a citorredução de intervalo são não-inferiores à citorredução primária seguida de quimioterapia adjuvante em termos de sobrevida global e livre de progressão e estão associadas com menor morbidade e mortalidade peri-operatória.

O guideline foi conduzido por um painel de especialistas a partir de uma revisão sistemática da literatura. Quatro estudos clínicos randomizados de fase III formaram a base de evidência para as recomendações. 
 
De acordo com o guia de condutas, todas as mulheres com câncer de ovário epitelial estadio IIIC ou IV devem ser avaliadas por um oncologista antes do início da terapia. A avaliação clínica preliminar deve incluir uma tomografia computadorizada do abdome e pelve, além de imagem torácica. 
 
As mulheres com perfil de alto risco perioperatório ou baixa probabilidade de alcançar citorredução <1 cm de doença residual devem receber quimioterapia neoadjuvante. Mulheres que estão aptas para a cirurgia citorredutora primária e com doença potencialmente ressecável podem receber quimioterapia neoadjuvante ou cirurgia citorredutora primária. No entanto, a cirurgia citorredutora primária é preferida sempre que existe elevada probabilidade de atingir a citorredução <1 cm, com morbidade aceitável.
 
Antes de iniciar a quimioterapia neoadjuvante todas as pacientes devem ter a confirmação de doença invasiva no ovário, trompa de Falópio ou doença peritoneal. 
 
Referência: Neoadjuvant Chemotherapy for Newly Diagnosed, Advanced Ovarian Cancer: Society of Gynecologic Oncology and American Society of Clinical Oncology Clinical Practice Guideline
 

 


Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519