23012021Sáb
AtualizadoSex, 22 Jan 2021 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Brasileiro é eleito pesquisador-destaque pela Conquer Cancer Foundation

Luis_COI_NET_OK.jpgO médico Luiz Araújo (foto), oncologista do Grupo COI (Clínicas Oncológicas Integradas), foi eleito pesquisador-destaque do mês de abril pela Conquer Cancer Foundation (CCF), fundação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) que investe no controle do câncer em diversos países. É a primeira vez que um brasileiro recebe esse reconhecimento.

O título foi concedido pelo estudo de Araújo sobre a genotipagem do câncer de pulmão em pacientes brasileiros que investiga um painel de 81 genes frequentemente na doença como EGFR, ALK, KRAS, NRAS, BRAF e ROSS.
 
"Entender a biologia do câncer no Brasil ajudará a selecionar os ensaios clínicos adequados e as drogas certas para os pacientes. Por meio do mapeamento genético, é possível não só propor terapias personalizadas, mas também estimar seus custos de implementação", afirma Araújo. “Já incluímos 198 participantes de instituições públicas e privadas, especialmente centros acadêmicos e/ou instituições de câncer, de diversas regiões do país”, diz. “O objetivo é selecionar aproximadamente 400 pacientes e finalizar o estudo em cerca de dois anos”, acrescenta.
 
O trabalho recebe incentivo da CCF através do programa Long-term International Fellowship (LIFe)que estimula jovens oncologistas de países de baixa e média rendas a desenvolver pesquisas com mentores nos Estados Unidos, Canadá ou Europa, para devolver o conhecimento adquirido aos seus países de origem. A pesquisa conta com a supervisão do oncologista David Carbone, atual presidente da International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC).
 


 
 

Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519