20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Proteína associada à metástases em glioblastoma

Glioblastoma_ESMO_Imuno_NET_OK.jpgPesquisadores do Translational Genomics Research Institute (TGen) identificaram uma proteína chamada SGEF associada à resistência à temozolamida e ao desenvolvimento de metástases no glioblastoma multiforme (GBM). A descoberta abre caminho para um novo alvo terapêutico no tratamento da doença.

O glioblastoma multiforme, ou GBM, é o tumor primário mais comum do sistema nervoso central.  Um dos tratamentos primários para o glioblastoma é a remoção cirúrgica do tumor. No entanto, devido à forma agressiva, células tumorais invadem o tecido cerebral circundante, nem sempre permitindo a ressecção completa.
 
Após a cirurgia, o tratamento do GBM prevê radiação e quimioterapia com temozolomida (TMZ), hoje o padrão de cuidado."Precisamos identificar as vias de sinalização e os mecanismos que tornam os tumores cerebrais resistentes ao tratamento", disse Tran Nhan, autor sênior do estudo e chefe da área de tumores do SNC da TGen. "O papel da proteína SGEF na promoção da resistência aos quimioterápicos foi identificado, o que sugere que SGEF pode ser um novo candidato para o desenvolvimento de terapêuticas específicas," concluiu.
 
O estudo foi publicado pela Molecular Cancer Research, periódico da American Cancer Research.
 
Referência: SGEF Is Regulated via TWEAK/Fn14/NF-κB Signaling and Promotes Survival By Modulation of the DNA Repair Response to Temozolomide - Shannon P. Fortin Ensign, Alison Roos, Ian T. Mathews, Harshil D. Dhruv,Serdar Tuncali, Jann N. Sarkaria, Marc H. Symons, Joseph C. Loftus,Michael E. Berens e Nhan L. Tran - Mol Cancer Res Published  doi:10.1158/1541-7786.MCR-15-0183

 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519