01122023Sex
AtualizadoQui, 30 Nov 2023 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Novembro Azul: 51% dos homens nunca consultaram um urologista

Novembro_Azul_NET_OK.jpgO Novembro Azul, campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, busca conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar melhor da sua saúde.Não é para menos. Um estudo realizado pela SBU mostrou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

O estudo, realizado no mês de julho em parceria com a Bayer, contou com a participação de 3.200 homens com mais de 35 anos, em oito cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Curitiba).

Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos1 ao ano. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento. Quando descoberto no início, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%.

Pessoas da raça negra e com familiares de primeiro grau que tiveram a doença devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar seus exames a partir dos 45 anos. O exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue. A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença.

Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação. Nos casos classificados como de baixo risco é indicada a vigilância ativa, baseada na observação da evolução do quadro sem intervenções terapêuticas.

Para os casos em estadio avançado, medicamentos podem proporcionar sobrevida e uma melhor qualidade de vida ao paciente, retardando a progressão do tumor.

Novembro Azul

Ao longo do mês serão realizadas ações em todos os Estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, intervenções em locais de grande circulação, além do VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, que será realizado no dia 17 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata – na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Referência: 1 - Estimativas para o câncer de próstata 2014 do Instituto Nacional do Câncer (Inca)
 


Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519