29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA aprova primeira terapia oncolítica para melanoma metastático

BALANCO_MELANOMA_bx.jpgO FDA aprovou nos Estados Unidos a primeira terapia desenvolvida com vírus oncolítico para o tratamento de linfonodos e lesões de melanoma metastático. O chamado T-VEC, o laherparepvec talimogene (Imlygic), da Amgen, recebeu sinal verde da agência de regulação americana no dia 27 de outubro e se apresenta agora como mais uma alternativa terapêutica no cenário do melanoma avançado.

"Esta aprovação oferece aos pacientes e profissionais de saúde um novo tratamento para o melanoma metastático, reconhecidamente uma doença grave e difícil de tratar", justificou Karen Midthun, diretora para Avaliação e Pesquisa Biológica do FDA.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, aproximadamente 74 mil americanos serão diagnosticados com melanoma em 2015 e quase 10 mil morrerão da doença este ano nos Estados Unidos. 

Ação 

A terapia com talimogene laherparepvec consiste de uma série de injeções aplicadas diretamente em lesões de melanoma. A segurança e eficácia do tratamento foram avaliadas em um estudo multicêntrico com 436 participantes com melanoma metastático irressecável, tratados com laherparepvec talimogene ou com a terapia de comparação, por pelo menos, seis meses.
 
O estudo mostrou que 16,3 % dos pacientes que receberam talimogene laherparepvec experimentaram uma diminuição no tamanho das lesões de pele e nódulos linfáticos, em comparação com 2,1 % dos participantes que receberam a terapia de comparação.
 
No entanto, talimogene laherparepvec não demonstrou impacto na sobrevida global. Os efeitos colaterais mais comuns observados em participantes do estudo clínico foram fadiga, calafrios, febre, náuseas, sintomas de gripe e dor no local da injeção.
 
Como essa terapia oncolítica baseia-se na utilização do vírus do herpes modificado, a infecção por vírus do herpes também pode ocorrer.
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519