20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Novas diretrizes na gestão de nódulos e câncer de tireoide

Tireoide_NET_OK.jpgA American Thyroid Association (ATA) publicou no dia 14 de outubro mais um guideline com novas diretrizes baseadas em evidências para o tratamento de pacientes com nódulos da tireoide, um distúrbio comum que requer avaliação para distinguir nódulos benignos de malignidade, envolvendo a adequada interpretação de resultados de biópsia, além dos estudos de marcadores moleculares para avaliação de risco e rastreio do câncer.

As novas diretrizes da ATA também enfocam o diagnóstico e tratamento do câncer diferenciado da tireoide (CDT), uma forma cada vez mais prevalente de malignidade.
 
As orientações atuais incorporam avanços científicos importantes neste domínio, uma vez que as diretrizes anteriores foram lançadas em 2009. As novas diretrizes compreendem o manejo inicial do câncer de tireoide, incluindo o rastreio, estadiamento e avaliação de riscos. O guideline também traz orientações de conduta para abordagens cirúrgicas, radioiodoterapia e supressão do hormônio estimulador da tireoide (TSH) usando levotiroxina.
 
Para a gestão de longo prazo do câncer diferenciado de tireoide, as recomendações incluem orientações sobre a vigilância da doença recorrente utilizando imagens e tireoglobulina sérica. A terapia de supressão do hormônio tireoidiano e a gestão da recorrência da doença metastática também mereceram orientações específicas que sugerem quando considerar terapias personalizadas ou, ainda, quando considerar a participação em ensaios clínicos.
 
"As diretrizes atuais integram uma quantidade impressionante de novas informações e avanços significativos que afetam a gestão de pacientes com nódulos e câncer de tireoide. É importante ressaltar que as orientações também destacam as áreas que necessitam de uma investigação mais aprofundada", diz Peter A. Kopp, da Northwestern Feinberg School of Medicine, em Chicago, que integra a força-tarefa responsável pela publicação das novas linhas de conduta.
 
Robert C. Smallridge, presidente da ATA e membro da Divisão de Endocrinologia da Mayo Clinic, também destacou a importância do guideline. "O campo tem mudado rapidamente a partir do potencial de marcadores moleculares, de novas abordagens cirúrgicas e de ferramentas de imagem mais eficazes, sem falar dos avanços no tratamento da doença metastática refratária a radioiodo. Os autores forneceram uma lista de 101 recomendações que devem ajudar os profissionais no cuidado diário de seus pacientes".
 
A American Thyroid Association (ATA) é a organização líder mundial dedicada ao avanço, compreensão, prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da tireoide e câncer de tireoide.
 
Referência: 2015 American Thyroid Association Management Guidelines for Adult Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer - DOI: 10.1089/thy.2015.0020

 
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519