29112023Qua
AtualizadoQua, 29 Nov 2023 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Trabectedina em leiomiossarcoma e lipossarcomas

george_d_demetri_md_NET_OK.jpgGeorge Demetri (foto), do Dana-Farber Cancer Institute e do Ludwig Center, em Harvard, é o primeiro autor do artigo que traz os resultados do estudo multicêntrico de fase III comparando trabectedina (YONDELIS®) e dacarbazina em pacientes com lipossarcoma avançado ou leiomiossarcoma após terapia anterior com antraciclina e pelo menos um regime sistêmico adicional.

Um total de 518 pacientes foram inscritos e aleatoriamente distribuídos na proporção de 2:1 para receber trabectedina (n=345) ou dacarbazina (n=173) via intravenosa a cada 3 semanas. O desfecho primário foi a sobrevida global (SG), os desfechos secundários foram sobrevida livre de progressão (SLP), tempo de progressão da doença e taxa de resposta objetiva.
 
Os dados permitem concluir que a administração de trabectedina resultou em uma redução de 45% no risco de progressão da doença ou morte em comparação com dacarbazina, com mediana de SLP de 4,2 meses versus 1,5 meses (hazard ratio, 0,55; P <0,001).
 
Os benefícios foram observados em várias análises, em todos os subgrupos avaliados. A análise interina de sobrevida global (SG) demonstrou uma redução de 13% no risco de morte no braço tratado com trabectedina em comparação com o grupo que recebeu dacarbazina (mediana de 12,4 vs 12,9 meses; hazard ratio, 0,87; P = 0,37).
 
Os perfis de segurança foram consistentes com as toxicidades já relatadas para ambos os agentes. Os eventos adversos de graus 3 e 4 mais frequentemente observados foram a mielossupressão e a elevação transitória das transaminases no braço trabectedina.
 
O estudo conclui pela superioridade da trabectedina em relação a dacarbazina convencional em pacientes com lipossarcoma e leiomiossarcoma avançado, depois de experimentar falha da quimioterapia anterior (NCT01343277).
 
Referência: Efficacy and Safety of Trabectedin or Dacarbazine for Metastatic Liposarcoma or Leiomyosarcoma After Failure of Conventional Chemotherapy: Results of a Phase III Randomized Multicenter Clinical Trial - George D. Demetri et al

 
 
 

Publicidade
A.C. CAMARGO 70 ANOS
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519