18042024Qui
AtualizadoQua, 17 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Consórcio internacional identifica 4 subtipos de câncer de intestino

cancer_colloretal_RADAR_NET_OK.jpgOs resultados de um consórcio internacional publicado na Nature Medicine na edição de 12 de outubro mostram que o câncer do intestino pode ser dividido em quatro tipos distintos, cada um com suas próprias características biológicas. Os dados confirmam a heterogeneidade do câncer colorretal e podem embasar novas estratégias de seleção molecular e tratamento.

O câncer colorretal é uma doença com resultados heterogêneos e diferentes respostas terapêuticas são registradas na prática clínica. Um estudo multicêntrico internacional avaliou as diferenças e estabeleceu quatro consensos moleculares (CMSs). Os resultados podem servir de base para futuras intervenções dirigidas à estratificação clínica desses subtipos.
 
Justin Guinneye colaboradores identificaram um tipo específico (CMS 4) com as piores taxas de sobrevida, frequentemente diagnosticados em estágios avançados  (III e IV) e com  metástases à distância. Pacientes com outro subtipo (CMS2) apresentaram melhores taxas de sobrevida, mesmo em casos de recidiva.
 
"Isso pode permitir aos médicos selecionar aqueles pacientes com doença mais agressiva e tratá-los adequadamente. Em última análise, são dados que podem levar ao desenvolvimento de novos testes de diagnóstico molecular para o de câncer de intestino”, projeta Paul Workman, do Institute of Cancer Research, em Londres.


CMS1 - MSI Imune CMS2 Canonical CMS3 Metabolic CMS4 Mesenchymal
14% 37% 13% 23%
MSI, CIMP high, hypermutation  SCNA high Mixed MSI status, SCNA low, CIMP low SCNA high
BRAF mutations   KRAS mutations  
Immune inflitrantion and activation WNT and MYC activation Metabolic deregulation Stromal inflitration, TGF-β activation, angiogenesis
Worse survival after relapse     Worse relapse-free and overall survival

Referências: The consensus molecular subtypes of colorectal cancer - Nature Medicine (2015) doi:10.1038/nm.3967
 
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519