20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Intervenção na dieta e terapia-alvo em câncer de mama triplo-negativo

Mama_NET_OK.jpgResultados de um estudo publicado no periódico Clinical Cancer Research indicam que uma dieta pobre em metionina, um aminoácido essencial, aumenta a eficácia de um anticorpo alvo no tratamento de células de câncer de mama triplo-negativo.

A metionina é abundante em carnes, peixes, alguns legumes e nozes, mas encontrado em baixas concentrações em frutas e vegetais. Os cientistas sabem há décadas que a deficiência de metionina pode bloquear o crescimento de muitos tipos de câncer, mas os mecanismos subjacentes têm intrigado os pesquisadores.
 
"O estudo sugere que a remoção da metionina pode ter um efeito específico sobre uma via molecular que regula a morte celular e aumenta a vulnerabilidade das células cancerosas para tratamentos que focam essa via. O que é particularmente interessante é que os nossos resultados sugerem que uma intervenção dietética pode aumentar a eficácia de uma terapia-alvo do câncer", explicou o autor sênior do estudo, Vincent Cryns, professor de medicina na Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, em Madison.
 
Os pesquisadores mostraram que as células de câncer de mama triplo-negativo privadas de metionina responderam com um aumento da quantidade do receptor TRAIL-R2 na superfície da célula. Isto resultou em células de câncer de mama mais sensíveis ao anticorpo monoclonal humanizado lexatumumab, que se liga ao TRAIL-R2 na superfície das células cancerosas e provoca a apoptose.
 
“É um trabalho interessante, mas ainda muito inicial para afirmarmos que pode ter um impacto clínico. A grande questão é saber se vai realmente se replicar em humanos”, afirma o cirurgião oncológico e presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Robson Freitas de Moura.
 
Métodos e resultados
 
A equipe alimentou ratos com tumores de câncer de mama triplo negativo com uma dieta falha em metionina, e os tratou com o anticorpo que se liga ao receptor TRAIL-R2. Os ratos, assim como os humanos, podem tolerar uma dieta isenta de metionina durante um curto período de tempo.
 
O antígeno associado ao melanoma MAGED2 foi silenciado para delinear o seu papel funcional na sensibilização de células de câncer de mama triplo-negativo ao stress da metionina. Um modelo ortotópico foi utilizado para avaliar isoladamente os efeitos da deficiência dietética de metionina, a eficácia do lexatumumab, ou a combinação de dieta e anticorpo. Quando utilizados isoladamente, os anticorpos de TRAIL-R2 não têm sido eficazes em pacientes com tumores sólidos metastáticos.
 
O estudo demonstrou que a depleção de metionina sensibiliza as células de câncer de mama triplo-negativo para lexatumumab, induzindo a ativação da apoptose pelo aumento do mRNA de TRAIL-R2 e da sua expressão na superfície celular.
 
A combinação de dieta e do anticorpo lexatumumab foi mais eficaz na diminuição dos tumores da mama e preveniu as metástases para os pulmões em comparação com as abordagens isoladas.
 
Os pesquisadores acreditam que o estudo pode abrir caminho para um ensaio clínico com pacientes de câncer de mama para examinar a eficácia de uma dieta pobre em metionina em combinação com um anticorpo monoclonal agonista do TRAIL-R2. "Nós ainda temos muito a aprender, mas acreditamos que descobrir os efeitos moleculares de intervenções nutricionais específicas, como uma dieta baixa em metionina, abrirá novas opções de tratamento para o câncer", afirmou Cryns.
 
“Pode se tornar um caminho, mas vale ressaltar que mais estudos são necessários para determinar se é realmente a metionina, e não outras substâncias da dieta, que podem levar a esse aumento de eficácia”, conclui Freitas de Moura.
 
Referência:Methionine Deprivation Induces a Targetable Vulnerability in Triple-Negative Breast Cancer Cells by Enhancing TRAIL Receptor-2 Expression. - Clin Cancer Res; 21 (12); 2780-91 - (doi: 10.1158 / 1078-0432.CCR-14-2792)
 

 
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519