18062021Sex
AtualizadoQui, 17 Jun 2021 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Aliança da BMS aquece imunoterapia

nivolumab_NET_OK.jpgA Bristol-Myers Squibb anunciou aliança com a farmacêutica japonesa Kyowa Hakko Kirin para testar uma combinação de duas imunoterapias do pipeline das empresas. Essa é mais uma estratégia em um aquecido ambiente de mercado.

O novo esquema de tratamento vai ser avaliado em estudo de fase I/II nos Estados Unidos com o mogamulizumab  (Poteligeo, da Kyowa), um anticorpo anti-CCR4, e o nivolumab (Opdivo, da BMS), uma das principais imunoterapias anti-PD1 em tumores sólidos avançados ou metastáticos. O mesmo modelo de colaboração vai permitir estudos também no Japão, com o apoio da Ono Pharmaceutical.
 
"Temos o prazer de conduzir um estudo conjunto com a Bristol-Myers Squibb não só no Japão, mas também nos EUA", diz Yoichi Sato, diretor-geral executivo da Kyowa Hakko Kirin. "Acreditamos que a combinação destas duas imunoterapias tem o potencial de produzir melhores resultados em pacientes com cânceres avançados em relação aos tratamentos existentes", diz Yoichi Sato, diretor-geral executivo da Kyowa Hakko Kirin.
 
Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
 
O mercado de imunoterapia, que está sendo apontado como uma das áreas mais promissoras de tratamento do câncer, não mostra sinais de arrefecimento. Ao lado do promissor negócio BMS-Kyowa, também foi anunciada uma nova colaboração entre a Sanofi e a Regeneron para pesquisa na área, além da aquisição da especialista em imuno-oncologia cCAM pela Merck.
 
A Merck, que é a principal rival da BMS nesse mercado, teve seu medicamento anti-PD1 pembrolizumab  (Keytruda) aprovado na União Europeia para o tratamento de melanoma, um dia após o nivolumab também ter ganhado uma nova indicação da UE para câncer de pulmão.
 
A disputa também deve ter participação da Roche, que anunciou resultados encorajadores com o anticorpo atezolizumab no estudo de fase II em carcinoma urotelial de bexiga (IMvigor 210), e já alimenta planos de múltiplas indicações no futuro, com mais de onze ensaios em andamento.
 

 
 

Publicidade
NEXT FRONTIERS 2021
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519