24042024Qua
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SQUIRE: necitumumab no CPNPC escamoso

BALANCO_PULMAO_horiz_bx.jpgA edição online do Lancet trouxe os resultados do SQUIRE, estudo aberto, randomizado, de fase 3, que investigou necitumumab com ou sem gemcitabina e cisplatina como primeira linha em pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células escamosas em estadio IV. "O estudo SQUIRE é um marco", afirmou o oncologista Mauro Zukin, diretor técnico do Grupo COI.

"Pela primeira vez uma terapia anti EGFR versus quimioterapia na primeira linha mostrou benefício em pacientes não selecionados genotipicamente (mutação de EGFR) e em pacientes com histologia escamosa”, explica Zukin. 

O anti-EGFR de segunda geração demonstrou ganho de sobrevida global (mediana de 11,5 meses versus 9,9 meses) e representa uma nova opção de tratamento de primeira linha.

O estudo SQUIRE foi avaliado em 184 centros, em 26 países, e investigou um agente da segunda geração de anti-EGFR em 1.093 pacientes com status ECOG de 0-2 não tratados com quimioterapia anterior. Os pacientes foram divididos aleatoriamente 1: 1 para receber até seis ciclos de três semanas de gemcitabina e cisplastina, com ou sem necitumumab.

A quimioterapia foi baseada no esquema gemcitabina de 1250 mg/m2, administrada por via intravenosa ao longo de 30 minutos nos dias 1 e 8 de um ciclo de 3 semanas, e a cisplatina 75 mg/m2, administrada por via intravenosa ao longo de 120 minutos, no dia 1 de um ciclo de 3 semanas. Necitumumab 800 mg, administrado por via intravenosa ao longo de um mínimo de 50 minutos nos dias 1 e 8, foi continuado após o fim da quimioterapia, até progressão da doença ou toxicidade intolerável.
 
A aleatorização foi estratificada por performance status ECOG e região geográfica. O endpoint primário foi a sobrevida global, analisada ​​por intenção de tratar (ClinicalTrials.gov, número NCT00981058). 

Métodos e resultados 

Entre 07 de janeiro de 2010 e 22 de fevereiro de 2012, 1.093 pacientes foram inscritos para receber necitumumab mais gemcitabina e cisplatina (n = 545) ou gemcitabina e cisplatina (n = 548). A sobrevida global foi maior no braço tratado com necitumumab (mediana de 11,5 meses [95% IC 10 · 4-12 · 6]) versus 9,9 meses [8 · 9- 11 · 1]; HR 0 · 84 [IC 95% 0 · 74-0 · 96; p = 0 · 01]).
 
Como previsto, o braço tratado com o anti-EGFR apresentou maior número de eventos adversos grau 3 (388 [72%] de 538 pacientes) na comparação com o grupo de gemcitabina e cisplatina (333 [62%] de 541), com maior incidência de eventos adversos graves (257 [48%] de 538 pacientes vs 203 [38%] de 541).

Para os autores, os resultados mostram que a adição de necitumumab ao esquema de gemcitabina e cisplatina melhora a sobrevida global em câncer de pulmão não-pequenas células escamosas avançado e representa uma nova opção de tratamento de primeira linha para esta doença.

Segundo Zukin, há muito tempo não era visto uma nova terapia nesse cenário de histologia escamosa, uma vez que os estudos de inibidores de Tirosina Kinase (Tarceva, Iressa e Afatinib) não contemplavam esses pacientes (com algumas exceções, mas sem benefícios em SG) e os estudos de Bevacizumab excluíram essa histologia. “Apesar do benefício em sobrevida global (SG) ser da ordem de três meses, mas estatisticamente positivo, do ponto de vista prático é uma melhora para esses pacientes e não devemos menosprezar esses resultados, que podem ser melhorados com uma melhor seleção através da medicina de precisão e utilizando a imunoterapia nesse cenário, já que tivemos benefício em segunda linha”, finaliza.
 
Referência: Necitumumab plus gemcitabine and cisplatin versus gemcitabine and cisplatin alone as first-line therapy in patients with stage IV squamous non-small-cell lung cancer (SQUIRE): an open-label, randomised, controlled phase 3 trialNick Thatcher, Fred R Hirsch, Alexander V Luft, Aleksandra Szczesna,Tudor E Ciuleanu,  Mircea Dediu,Rodryg Ramlau,Rinat K Galiulin, Beatrix Bálint,György Losonczy, Andrzej Kazarnowicz,, Keunchil Park, Christian SchumannMartin ReckHenrik DepenbrockShivani Nanda,Anamarija Kruljac-Letunic, Raffael Kurek, Luis Paz-Ares, Mark A Socinski
 
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519