29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

T-VEC mostra taxa de resposta durável em melanoma avançado

Melanoma_v3_NET_OK.jpgA imunoterapia oncolítica investigacional com talimogene laherparepvec (T-VEC), da Amgen, demonstrou uma taxa de resposta durável (TRD) significativamente maior em pacientes com melanoma metastático não ressecável em comparação com aqueles que receberam o fator estimulante de colônias de granulócitos e macrófagos (GM-CSF).

Os resultados são do ensaio piloto de fase III OPTiM, apresentado nos congressos da ASCO em 2013 e 2014, e publicado em maio no Journal of Clinical Oncology (JCO). Apesar de ter atingido o endpoint primário do estudo (taxa de resposta durável), o endpoint secundário de sobrevida global (SG) não foi atingido, embora tenha havido uma tendência em favor do talimogene laherparepvec.
 
T-VEC é uma imunoterapia oncolítica experimental desenvolvida para replicar seletivamente em tumores e iniciar uma resposta imune às células-alvo cancerosas que se metastizaram. O tratamento é para pacientes com melanoma injetável ou regionalmente metastático distante.
 
"A imunoterapia com o vírus oncolítico pode tornar-se uma nova abordagem para o tratamento de melanoma e o estudo OPTiM demonstrou respostas duráveis em pacientes com melanoma metastático tratados com talimogene laherparepvec", disse o investigador principal, Howard L. Kaufman, diretor associado de Ciência Clínica no Rutgers Cancer Institute of New Jersey e presidente da Society for Immunotherapy of Cancer. "O talimogene laherparepvec pode oferecer uma nova opção terapêutica potencial para pacientes com esta forma agressiva de câncer de pele".
 
"O estudo OPTiM fornece fortes evidências que apoiam os efeitos locais e distantes do talimogene laherparepvec e seu potencial para estimular uma resposta imune sistêmica anti-tumoral", afirmou Sean E. Harper, vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Amgen.
 
Os dados do OPTIM servem de base para uma solicitação de licença biológica que foi aceita para avaliação pelo FDA, e uma solicitação de autorização de comercialização na União Europeia para talimogene laherparepvec para o tratamento de adultos com melanoma metastático em nível regional ou distante. A decisão final da FDA está prevista para outubro de 2015.
 
Desenho do Estudo
 
O estudo OPTiM foi um estudo randomizado, aberto, global, de Fase III projetado para avaliar a segurança e eficácia de talimogene laherparepvec em comparação com uma terapia de controle com GM-CSF em pacientes com melanoma não ressecável em estadios IIIB, IIIC ou IV.
 
Os pacientes foram randomizados 2:1 para receber talimogene laherparepvec por via intralesional a cada duas semanas ou GM-CSF por via subcutânea durante os primeiros 14 dias de cada ciclo de 28 dias. O tratamento pode durar até 18 meses. Quando apropriado, os pacientes estáveis ou responsivos poderiam receber tratamento adicional em um protocolo de extensão.
 
Nos 436 pacientes do estudo, T-VEC melhorou significativamente a TRD com 16,3% de pacientes tratados com T-VEC alcançando uma resposta completa (RC) ou resposta parcial (RP) nos primeiros 12 meses de tratamento, com manutenção da resposta durante pelo menos 6 meses em comparação com 2,1% dos doentes tratados com GM-CSF.
 
Em pacientes com melanoma metastático estadios III/IV, houve uma taxa de resposta global melhorada (RC e RP), em comparação com GM-CSF (26,4% versus 5,7%, respectivamente), e a mediana de sobrevida global foi de 4,4 meses a mais no braço T-VEC do que no braço de GM-CSF (23,3 meses vs 18,9 meses).
 
Os efeitos adversos relacionados com o tratamento mais frequentes foram fadiga, calafrios, febre, náuseas, doenças semelhantes à gripe e dor no local da injeção. A maioria das reações adversas notificadas foram ligeiras ou moderadas em termos de gravidade e geralmente resolvidas no prazo de 72 horas. Não foram observadas mortes relacionadas ao tratamento.
 
O programa de desenvolvimento clínico para T-VEC no melanoma metastático inclui estudos de associação com inibidores de checkpoint em pacientes com doença em estágio avançado e monoterapia neoadjuvante em pacientes com doença ressecável. T-VEC tem o potencial de ser utilizado no tratamento de uma variedade de tipos de tumores sólidos com base no seu perfil clínico.

Referência: Talimogene Laherparepvec Improves Durable Response Rate in Patients With Advanced Melanoma

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519