28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Novo gene no câncer de próstata agressivo

BALANCO_PROSTATA_bx_ASCOGU.jpgPesquisadores da Upstate Medical University e da Universidade de Harvard usaram meta-análise por bioinformática para comparar várias bases de dados e descobriram que as alterações no gene WAVE1 foram associadas com um período mais curto de remissão em pacientes com câncer de próstata. Os resultados também mostraram que 22,9% dos casos de câncer de próstata revisados apresentava a deleção do WAVE1 (Família de Proteínas WASP Homólogas a Verprolina).

O co-autor do estudo, Leszek Kotula, professor associado de urologia, bioquímica e biologia molecular na Upstate Medical University, NY, afirmou que a deleção do gene WAVE1 ocorre em câncer metastático e letal, sugerindo que a perda do gene WAVE1 pode representar um subtipo agressivo de câncer de próstata, mais difícil de tratar e mais propensos a progredir. “É possível que os pacientes que têm tumores caracterizados pela deleção do gene WAVE1 possam se beneficiar de uma intervenção mais precoce, como cirurgia, radioterapia e/ou outras terapias”.
 
Complexos de genes WAVE estão envolvidos na motilidade celular e migração, adesão celular, e na comunicação célula-a-célula. Por estas razões, os complexos de genes WAVE podem desempenhar um papel significativo na progressão do tumor e no desenvolvimento de metástases. Para os autores, o estudo demonstra que é possível identificar os mecanismos que conduzem a célula tumoral a adquirir resistência a terapias avançadas, mas compreender as consequências biológicas exige uma investigação mais aprofundada.
 
Publicado em 31 de março no periódico Oncotarget, o estudo se baseia em pesquisas anteriores de Kotula com outro gene, ABI1, como um supressor tumoral no câncer de próstata. Neste estudo, os investigadores procuraram encontrar outros genes que cooperam com ABI1 na progressão do câncer de próstata.
 
Kotula conta que seu laboratório está replicando a deleção do gene WAVE1 em cobaias. O projeto pode levar ao desenvolvimento de novas drogas ou tratamentos para suprimir tumores, ou proporcionar mais precisão no tratamento destes cânceres agressivos.
 
Referências: Loss of wave1 gene defines a subtype of lethal prostate cancer -
Adam G. Sowalsky, Rebecca Sager, Rachel J. Schaefer, Gennady Bratslavsky, Pier Paolo Pandolfi, Steven P. Balk, Leszek Kotula - http://www.impactjournals.com/oncotarget/index.php?journal=oncotarget&page=article&op=view&path%5B%5D=3564
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519