25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Nova recomendação para mamografia bienal após os 50 anos

Mamografia_Net_OK.jpgO momento ideal para realizar a mamografia para o rastreamento do câncer de mama permanece controverso. Em mais um capítulo da discussão, o U.S. Preventive Services Task Force (B statement) divulgou uma recomendação para a realização de mamografia a cada dois anos em mulheres entre 50 e 74 anos.

Para as mulheres com idades entre 40 e 49 anos, a realização do exame deve ser baseada nas preferências da paciente e história familiar (C statement). O Task Force determinou que os benefícios do rastreio superam os danos neste grupo, mas apenas superficialmente.

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Jr, defende a mamografia anual a partir dos 40 anos. “Cientificamente, sabemos que a mamografia aos 40 anos é melhor que aos 50 anos. A SBM recomenda que toda mulher inicie a mamografia aos 40 anos, independente de sintomas. Nós queremos detectar antes que a lesão seja palpável”, diz.
 
Segundo a USPSTF, não há evidências suficientes para recomendar a favor ou contra a tomossíntese (mamografia digital 3-D), rastreio mamográfico em mulheres com 75 anos ou mais, e métodos de rastreamento adjuvante em mulheres com mamas densas que têm uma mamografia negativa (I statements).
 
“As recomendações atualizadas são semelhantes às anteriores da USPSTF. Embora eu encoraje meus pacientes de risco médio para adiar a triagem até os 50 anos, não impeço de realizarem o exame a partir dos 40 anos, caso se sintam mais confortáveis", afirmou Andrew Kaunitz, editor-chefe de saúde da mulher do New England Journal of Medicine (NEJM).   
 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519