28112020Sáb
AtualizadoSex, 27 Nov 2020 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Câncer de mama e risco de câncer de tireoide

Tireoide_2_NET_OK.jpgSobreviventes de câncer de mama têm risco ampliado de desenvolver câncer de tireoide, especialmente dentro de cinco anos após o diagnóstico. É o que mostra o estudo apresentado no 97º encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em San Diego. "O reconhecimento desta associação entre câncer de mama e tireoide deve levar à triagem vigilante de câncer de tireoide entre sobreviventes de câncer de mama", disse a investigadora principal, Jennifer Hong Kuo, da Universidade de Columbia.

Os pesquisadores usaram dados do SEER para identificar o número de indivíduos com diagnóstico de câncer de mama e/ou câncer de tireoide, entre 1973 e 2011. Eles descobriram 704.402 pacientes com câncer de mama, 49.663 pacientes com câncer de tireoide e apenas 1.526 pacientes que desenvolveram câncer de tireóide após o câncer de mama.
 
Em comparação com mulheres que tiveram apenas câncer de mama, aquelas que tiveram também o câncer de tireoide eram mais jovens quando diagnosticadas com o câncer de mama, foram mais propensas a ter carcinoma ductal invasivo e foram tratadas com radioterapia. Não houve diferença no risco com base no status do receptor hormonal ou presença de linfonodos.
 
Em comparação com as pacientes que tiveram apenas o câncer de tireoide, as sobreviventes de câncer de mama que desenvolveram câncer de tireoide eram mais propensas a ter um tipo mais agressivo de câncer de tireoide, mas os cânceres foram menores em tamanho e menos pacientes necessitaram de tratamento adicional de iodo radioativo. Como o câncer de tireoide tende a ocorrer em idades mais precoces que o de mama, sobreviventes de câncer de mama que, em seguida, desenvolveram câncer de tireoide eram mais velhas, em média, do que àquelas apenas com o câncer de tireoide:  62 anos contra 45 anos, respectivamente.
 
Os resultados do estudo mostraram que as sobreviventes de câncer de mama desenvolveram câncer de tireoide em um intervalo de cinco anos, o que sugere a necessidade de controle anual da tireoide durante os primeiros cinco anos após o diagnóstico de câncer de mama, especialmente em mulheres que receberam radioterapia.
 
Referência: http://www.endocrine.org/news-room/current-press-releases/after-breast-cancer-diagnosis-risk-of-thyroid-cancer-goes-up


Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519