20042021Ter
AtualizadoSeg, 19 Abr 2021 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Desnutrição no câncer preocupa especialistas

NUTRICAO NET OKPosition paper publicado este ano por especialistas brasileiros em nutrição alerta para a necessidade do diagnóstico precoce das condições clínicas e nutricionais no paciente oncológico.

O documento atualizou dados do Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (IBRANUTRI) e revelou que mais de 66,3% dos doentes com câncer estão desnutridos. "Até 60% dos pacientes internados na América Latina estão desnutridos", afirma Dan Waitzberg, gastroenterologista e professor associado da Faculdade de Medicina da USP que está à frente do trabalho que convida médicos, gestores públicos e a comunidade hospitalar a enfrentar a desnutrição clínica no país.

“O resultado é preocupante, uma vez que 20% dos pacientes com câncer morrem por desnutrição e não pela doença ou pelo tratamento", observa Nivaldo Pinho, chefe do Departamento de Nutrição do Instituto Nacional do Câncer. O especialista observa que aumentar a educação médica e fornecer elementos de terapia nutricional como suplementos nutricionais orais, tubos de alimentação e outros dispositivos relacionados são aspectos importantes para a mudança desse cenário. “A associação da doença resulta em maior taxa de infecção e mais tempo de permanência nos hospitais”, diz.

O aspecto crítico é identificar precocemente a desnutrição do paciente para uma intervenção também precoce, em uma fase onde ainda é possível agir. Os trabalhos mostram que aquele paciente que já chega com caquexia não é mais reversível.

O IBRANUTRI também identificou que a desnutrição hospitalar apresenta níveis diferentes, de acordo com a região estudada, aumentando significativamente nas regiões Norte/Nordeste. O problema, no entanto, não se limita às regiões menos desenvolvidas do país.

Referências:  Waitzberg DL et al. Hospital and homecare malnutrition and nutritional therapy in Brazil. Strategies for alleviating it: a position paper. Nutr Hosp 2017;34:969-975

Leia mais:

Cuidado centrado no paciente oncológico

Integralidade da assistência oncológica

Cuidados integrativos e saúde global

Impacto da atividade física

Atenção aos aspectos psicológicos

Benefícios da acupuntura

Ioga mostra resultados

 


Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519