23042019Ter
AtualizadoSeg, 22 Abr 2019 6pm

banner_freud_adv_468x60.jpg

Desnutrição no câncer preocupa especialistas

NUTRICAO NET OKPosition paper publicado este ano por especialistas brasileiros em nutrição alerta para a necessidade do diagnóstico precoce das condições clínicas e nutricionais no paciente oncológico.

O documento atualizou dados do Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (IBRANUTRI) e revelou que mais de 66,3% dos doentes com câncer estão desnutridos. "Até 60% dos pacientes internados na América Latina estão desnutridos", afirma Dan Waitzberg, gastroenterologista e professor associado da Faculdade de Medicina da USP que está à frente do trabalho que convida médicos, gestores públicos e a comunidade hospitalar a enfrentar a desnutrição clínica no país.

“O resultado é preocupante, uma vez que 20% dos pacientes com câncer morrem por desnutrição e não pela doença ou pelo tratamento", observa Nivaldo Pinho, chefe do Departamento de Nutrição do Instituto Nacional do Câncer. O especialista observa que aumentar a educação médica e fornecer elementos de terapia nutricional como suplementos nutricionais orais, tubos de alimentação e outros dispositivos relacionados são aspectos importantes para a mudança desse cenário. “A associação da doença resulta em maior taxa de infecção e mais tempo de permanência nos hospitais”, diz.

O aspecto crítico é identificar precocemente a desnutrição do paciente para uma intervenção também precoce, em uma fase onde ainda é possível agir. Os trabalhos mostram que aquele paciente que já chega com caquexia não é mais reversível.

O IBRANUTRI também identificou que a desnutrição hospitalar apresenta níveis diferentes, de acordo com a região estudada, aumentando significativamente nas regiões Norte/Nordeste. O problema, no entanto, não se limita às regiões menos desenvolvidas do país.

Referências:  Waitzberg DL et al. Hospital and homecare malnutrition and nutritional therapy in Brazil. Strategies for alleviating it: a position paper. Nutr Hosp 2017;34:969-975

Leia mais:

Cuidado centrado no paciente oncológico

Integralidade da assistência oncológica

Cuidados integrativos e saúde global

Impacto da atividade física

Atenção aos aspectos psicológicos

Benefícios da acupuntura

Ioga mostra resultados

 


Publicidade
banner modelo3 newsletter onconews 300x150 pixels
Publicidade
banner astellas2018 v1
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250