29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Controle do câncer cervical expõe fragilidade do modelo brasileiro

C__ncer_Ov__rio.jpgPrograma tem deficiências importantes e ainda predomina o rastreamento oportunístico. Até 25% dos exames de Papanicolaou têm sido realizados fora do grupo etário recomendado e aproximadamente metade deles com intervalos inadequados.

A saúde pública mundial reconhece a importância do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. “A infecção pelo HPV de alto risco é o fator causal conhecido, o órgão alvo é de fácil acesso ao exame físico e as lesões precursoras (NIC) levam em geral grande tempo para evoluir, podendo ser diagnosticadas e tratadas”, explica Glauco Baiocchi, diretor do departamento de Ginecologia do A.C. Camargo Cancer Center e membro do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG). São essas as características que fazem do câncer cervical um modelo emblemático para programas organizados de rastreamento.  
 
Mas a realidade preocupa. Dados do Ministério da Saúde mostram que o câncer do colo do útero é a terceira causa de câncer na mulher brasileira e já se sobrepõe ao de mama como a primeira causa de morte por câncer nas regiões mais carentes do país.
Em 2013, o INCA apontou a extensão do problema. “O padrão predominante do rastreamento no Brasil é oportunístico, ou seja, as mulheres têm realizado o exame de Papanicolaou quando procuram os serviços de saúde por outras razões.
 
Consequentemente, 20% a 25% dos exames têm sido realizados fora do grupo etário recomendado e aproximadamente metade deles com intervalo de um ano ou menos, quando o recomendado são três anos. Assim, há um contingente de mulheres superrastreadas e outro contingente sem qualquer exame de rastreamento”1.
 
“A grande barreira do rastreamento parece estar na cobertura populacional inadequada, na qualidade dos exames e na dificuldade em referenciar mulheres com citologia alterada", avalia Baiocchi.
 
A bióloga Luisa Lina Villa, ex-diretora do Instituto Ludwig de Pesquisa em Câncer e atual coordenadora do Instituto Nacional do HPV confirma os gargalos. “No Brasil, há décadas o Papanicolaou é empregado como método bastante simples e relativamente barato de rastreamento. No entanto, o programa brasileiro tem deficiências importantes, como a baixa cobertura em algumas regiões, a baixa qualidade e problemas no modelo de referência para centros especializados”, diz a especialista.
 
O Papanicolaou é um exame morfológico que requer a adequada coleta, fixação e análise, o que significa que qualquer falha no processo afeta a qualidade do resultado final. “A citologia tem limitações na feitura da lâmina e na análise, assim como existem limitações importantes no acesso das mulheres ao exame, com todos os desdobramentos que isso traz”, reforça Luisa.
 
Outro aspecto importante diz respeito à sensibilidade do exame. “O teste Papanicolaou pode acertar metade das vezes, daí a importância dos intervalos de repetição, que aumentam a segurança do controle. Melhorar o rastreamento é hoje uma preocupação global”, sinaliza.  “Se melhorar a qualidade da lâmina é um progresso, a citologia líquida elimina os problemas envolvidos na confecção da lâmina. E a análise já pode ser feita por robôs”, diz ela, descrevendo um cenário que passa a assumir contornos bem concretos em diferentes experiências internacionais. “Há 10 anos temos acumulado evidências de diferentes trabalhos mostrando que o teste de HPV de alto risco é disparado o melhor método de rastreamento em relação ao exame morfológico”.

Leia mais: Holanda mostra resultados do rastreamento com teste de HPV de alto risco

Rastreamento: desafios e controvérsias

Evidências validam prevenção secundária no câncer de pulmão


Sociedade europeia publica recomendações para o rastreamento do câncer de pulmão

Mamografia em nova versão

Importância da atenção primária

Viabilidade do rastreio populacional
 

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519