20062021Dom
AtualizadoQui, 17 Jun 2021 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Orygen tem apoio da Pfizer em biossimilares

exame_sangue_alzheimer_OK_NET.jpgA fábrica para a produção de anticorpos monoclonais da Orygen, joint venture entre os laboratórios nacionais Biolab e Eurofarma, será na cidade de São Carlos, a 250 km da capital paulista. O investimento na construção da planta de 200 mil metros quadrados é estimado em R$ 500 milhões.

Para a execução do projeto a Orygen fechou uma parceria tecnológica com a Pfizer Inc. cujo acordo de colaboração está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Após a aprovação, a Pfizer iniciará o processo de transferência de tecnologia para a produção de até cinco anticorpos monoclonais para a Orygen, os quais incluem os biossimilares Adalimumabe, Bevacizumabe, Infliximabe, Rituximabe e Trastuzumabe, utilizados no combate ao câncer e doenças autoimunes.

Segundo o diretor científico da Orygen, o bioquímico inglês Andrew Simpson, a Pfizer já está em fase avançada do desenvolvimento desses medicamentos. ”A disponibilidade dos anticorpos da Pfizer no Brasil para a distribuição pelo SUS trará um ganho enorme aos pacientes portadores das doenças que estes anticorpos tratam“, disse.

Para a construção da fábrica, a Orygen conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A estimativa é de que a planta comece a operar em 2017, com os primeiros medicamentos disponíveis em 2018.

Publicidade
NEXT FRONTIERS 2021
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519