14042021Qua
AtualizadoSeg, 12 Abr 2021 12am

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Os 100 trials que mudaram a história da oncologia

100 trials bxEstudos clínicos que modificaram a prática, alteraram o paradigma do seu tempo e/ou fizeram a diferença na vida dos pacientes com câncer. Este é o tema do livro ‘Os 100 trials que mudaram a história da oncologia’.

Os oncologistas Renata Bonadio, Guilherme Nader Marta, José Maurício Mota, Gilberto de Castro Jr. e Paulo Hoff são os editores.

Entre os trabalhos incluídos estão o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas observado no final do século XIX; a possibilidade de se utilizar a radiação como modalidade terapêutica, inaugurada pelos experimentos de Wilhelm Roentgen; o avanço nos conhecimentos na área impulsionados pelos trabalhos de Marie Curie e Pierre Curie, que levaram ao desenvolvimento da radioterapia por feixe externo, amplamente utilizada nos dias atuais, o relato de três casos publicado em 1896 por Thomas Beatson, sugerindo que a remoção cirúrgica dos ovários poderia controlar o câncer de mama avançado, fundando as bases da hormonioterapia; e o desenvolvimento da quimioterapia contra o câncer, com trabalho publicado em 1946 por Louis Goodman, Alfred Gilman e Gustaf Lindskog, demonstrando pela primeira vez o efeito antitumoral da mostarda nitrogenada em pacientes com linfomas.

A obra destaca ainda o papel pioneiro de Sydney Farber no desenvolvimento dos análogos de folato para induzir remissão em pacientes com leucemias linfoides agudas; e os conhecimentos adquiridos a partir da caracterização molecular das neoplasias, que inauguraram uma nova era na oncologia ao permitir a personalização dos tratamentos oncológicos, com terapias alvo voltadas a alterações moleculares específicas de cada tumor, e a imunoterapia, que atua bloqueando mecanismos tumorais de evasão ao sistema imune.

Os autores ressaltam que esta não é uma lista exclusiva – “muito mais estudos mudaram a história da Oncologia, talvez incontáveis. A bem da verdade, atualmente a Oncologia tem se modificado em tempo real, com novos estudos publicados constantemente”, afirmam.

Ficha técnica
Título: Os 100 trials que mudaram a história da oncologia
Formato: 17×24 CM
Total de páginas: 504
Acabamento: capa dura
Papel de miolo: couchê 90grs
ISBN: 978-65-86098-27-3
Preço sugerido: R$297,00
Informações: http://editoradoseditores.com.br/loja-virtual/produto/os-100-trials-que-mudaram-a-historia-da-oncologia-pre-lancamento/


 

Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519