28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Preservação da fertilidade em pacientes com câncer ginecológico

Fertilidade_NET_OK.jpgO A.C.Camargo Cancer Center realiza dia 17 de maio, terça-feira, uma palestra gratuita, voltada para o público leigo, sobre preservação da fertilidade em pacientes com câncer ginecológico. O palestrante será o cirurgião oncologista e diretor de Ginecologia Oncológica, Glauco Baiocchi Neto. O evento faz parte da série Encontro com Especialistas.

Entre os temas abordados estão a gravidez após o tratamento; a descoberta da doença durante a gestação e quanto tempo após o término do tratamento a paciente precisa esperar para engravidar. Após a palestra, os demais médicos titulares do Departamento também sobem ao palco e respondem as perguntas. 

Os três tipos de câncer ginecológicos mais comuns no Brasil – colo do útero, endométrio e ovário - acometem cerca de 30 mil mulheres anualmente no país. A boa notícia é que em muitos casos as pacientes que estão em idade reprodutiva podem ser submetidas às estratégias terapêuticas mais conservadoras e ter a fertilidade preservada. A indicação do tratamento dependerá do estadiamento (estágio em que a doença é diagnosticada) e demais aspectos clínicos de cada paciente.
 
De acordo com Glauco Baiocchi, o câncer de colo do útero (tumor ginecológico mais comum no Brasil com 16 mil novos casos estimados para 2016) é uma doença que pode receber um tratamento mais conservador desde que o tumor não seja maior do que dois centímetros. O diagnóstico precoce também é o fator determinante para a tomada de decisão em se tratando de câncer de endométrio.  "A principal indicação de preservação de fertilidade em caso de câncer de endométrio é quando a doença está restrita ao endométrio (camada interna que reveste o útero) e apresenta resposta ao tratamento hormonal. A paciente é acompanhada com um exame chamado histeroscopia e após ela engravidar é que será submetida à retirada do útero", destaca.
 
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center
Tema: Preservação da fertilidade em pacientes com câncer ginecológico

Data: terça-feira, 17 de maio de 2016.
Local: A.C.Camargo: Auditório José Ermírio de Moraes. 
Endereço: Rua Tamandaré, 766, Liberdade, São Paulo
Inscrições gratuitas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  


 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519