23042024Ter
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Primeira fábrica Varian da América Latina

Acelerador_Linear_NET_OK.jpgA Varian Medical Systems realizou dia 3 de março a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de sua primeira fábrica da América Latina, em Jundiaí, São Paulo. A unidade vai produzir aceleradores lineares que serão comprados pelo Ministério da Saúde para utilização em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), além de atividades de pesquisa e treinamento.

A previsão é que a fábrica esteja pronta no final de 2017.  A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, está assessorando a Varian em diversos aspectos, como orientação sobre incentivos tributários e análise ambiental dos possíveis lugares considerados para a instalação da fábrica. O terreno escolhido tem 17,5 mil m² quadrados, sendo que 4,7 mil m² serão de área construída.

A decisão de vir para o Brasil foi tomada após a empresa ter ganhado uma licitação do Ministério da Saúde em 2013, parte do Plano de Expansão de Radioterapia no Sus, lançado em 2012. No acordo, o Governo Federal se responsabiliza a investir R$ 500 milhões na compra de 80 aceleradores lineares da empresa que serão entregues até 2018, quando a fábrica começa a funcionar.

A norte-americana, por sua vez, além de produzir os equipamentos, fará a manutenção de máquinas e a transferência de tecnologia para institutos de pesquisa brasileiros. A empresa deverá ainda capacitar fornecedores para a linha de produção, já que o produto final deve ter ao menos 40% de partes, peças, acessórios e softwares feitos no Brasil.

Está prevista ainda a instalação de um centro de treinamento para profissionais da saúde em toda a América Latina que lidam com os aparelhos. Até o momento, essa capacitação era feita em Las Vegas, nos Estados Unidos.

"Com essa unidade no Brasil, a Varian está fazendo um investimento de longo prazo para que haja maior difusão do conhecimento e da melhoria do acesso de tecnologias já utilizadas nos maiores centros mundiais de tratamento do câncer", explica Humberto Izidoro, diretor geral da Varian no Brasil.


 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519