20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Anvisa aprova Xofigo para câncer de próstata resistente à castração

Xofigo_NET_OK_1.jpgA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro para o Xofigo® [cloreto de rádio (223 Ra)], da Bayer, classificado como um radiofármaco novo pronto para o uso. O medicamento é indicado para o tratamento de câncer de próstata resistente à castração (CPRC) com metástases ósseas sintomáticas e sem metástases viscerais conhecidas.

Para o oncologista Fernando Maluf, do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, o xofigo representa um grande avanço no combate ao câncer de próstata. “Além de ser o primeiro radiofármaco que aumenta a sobrevida, considerando todos os tumores sólidos, propicia melhora dos sintomas e qualidade de vida aliado à excelente tolerância”, afirmou. Gilberto Lopes, diretor científico do Grupo Oncoclínicas, também comemora a aprovação. “Em ensaio clínico randomizado, o rádio 223 prolongou a sobrevida global e o tempo até eventos esqueléticos”, diz.

O radioisótopo demonstrou seu papel na doença avançada a partir dos resultados do estudo de fase III ALSYMPCA. O estudo considerou pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, com mais de duas lesões ósseas, sintomáticos, sem metástases viscerais e sem linfonodomegalias acima de três centímetros. Os pacientes elegíveis foram randomizados para receber radium-223 mais suporte clínico, incluindo tratamentos hormonais, versus placebo mais suporte clínico. A análise final demonstrou redução do risco de morte de 30% com o uso do radium comparado com placebo e a mediana de sobrevida foi de 15 meses versus 11,3 meses, com vantagens para os pacientes que utilizaram radium.

O radium-223 também aumentou significativamente o tempo para a progressão de um evento esquelético, de 10 para 16 meses, e alcançou todos os demais desfechos secundários. Os resultados sugerem que o benefício foi ainda maior no subgrupo com alto volume de doença, com 6 ou mais lesões ósseas. 

Sobre o Xofigo® 

Xofigo® é um medicamento terapêutico emissor de partículas alfa com efeito antitumoral direcionado à metástase óssea. As partículas alfa são um tipo de radiação ionizante para terapia com radiofármacos.

A parte ativa do produto é o isótopo de rádio-223, que mimetiza o cálcio e se direciona seletivamente aos ossos, especificamente às áreas de metástase óssea. A alta energia linear transferida dos emissores alfa provoca quebras da fita dupla de DNA em células adjacentes, resultando no seu efeito antitumoral.
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519