27092021Seg
AtualizadoSex, 24 Set 2021 3pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

A comunicação médico-paciente no tratamento oncológico

livro_caponero.jpgNo dia 28 de julho, o oncologista Ricardo Caponero lança na Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, o livro A comunicação médico-paciente no tratamento oncológico - Um guia para profissionais de saúde, portadores de câncer e seus familiares. O guia vem  pela MG Editores com a proposta de servir de orientação para um diálogo efetivo e terapêutico com o paciente de câncer.

Ricardo Caponero acumula mais de 30 anos como oncologista clínico e sabe que a delicada relação médico-paciente assume contornos ainda mais desafiadores diante de uma doença complexa, como o câncer, ainda hoje cercado de muito tabu.É nesse sentido que o guia traz recomendações preciosas, que podem auxiliar a prática no consultório. Para Caponero, os oncologistas deveriam conhecer em profundidade os meandros da comunicação e valorizá-la como parte fundamental do tratamento. “Os profissionais que participam do diagnóstico devem estar minimamente esclarecidos sobre a importância e o impacto que a comunicação exerce – tanto como alento quanto como sofrimento”, afirma.

O alerta não se restringe à comunidade de oncologistas, mas abrange médicos de outras especialidades. De acordo com dados do INCA, são estimados 576.358 casos novos de câncer para este ano e é óbvio que médicos de diversas especialidades acabam envolvidos no diagnóstico e nos cuidados com o paciente de câncer. Estabelecer a adequada comunicação com o paciente é fundamental e cabe ao médico buscar caminhos e instrumentos para aprimorar esse diálogo.

“A verdade é como um remédio: há dose, via e hora para ser administrada. Uma dose baixa não é eficaz, mas uma dose alta demais ou administrada de forma errada pode fazer mal. E, para saber qual é a dose necessária, é preciso perceber o paciente comouma pessoa que tem medos, gostos e história. O diálogo é o caminho para o entendimento”, conclui Caponero.

Ricardo Caponero é especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) e em Cancerologia Clínica pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de mestre em Oncologia Molecular pelo Centro de Investigaciones Oncológicas de Madri, Espanha. Membro da American Society of Clinical Oncology (Asco), da European Society for Medical Oncology (Esmo), da Multinational Association of Supportive Care in Cancer (Mascc), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP). Atua como oncologista na Clinonco – Clínica de Oncologia.


Título: A comunicação médico-paciente no tratamento oncológico – Um guia para profissionais de saúde, portadores de câncer e seus familiares.
Autor: Ricardo Caponero
Editora: MG Editores
Preço:R$ 53,10 (E-book: R$ 33,80)
Páginas:184 (14 x 21 cm)
ISBN: 978-85-7255-113-7
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.mgeditores.com.br

Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519